Ao menos 30 estão envolvidos em escândalo de fraude da Volkswagen

Reuters

 

Pelo menos 30 gestores da Volkswagen estavam envolvidos nas fraudes dos testes de emissões de poluentes, noticiou nesta quarta-feira a revista alemã Spiegel, citando investigações internas e externas.

 

O presidente-executivo da companhia nos Estados Unidos, Michael Horn, culpou na última semana “um par de engenheiros de software” por instalar o programa que burlou testes de emissões e disse que a instalação do sistema nos veículos não foi uma decisão corporativa.

 

A Volkswagen se recusou a comentar a reportagem da Spiegel.

 

A revista, citando resultados preliminares das investigações do escritório de advocacia Jones Day e da própria Volkswagen, disse que dúzias de gestores serão suspensos.

 

A reportagem também citou uma pessoa familiarizada com o assunto como dizendo que o círculo daqueles que foram descobertos envolvidos no esquema e que sabiam sobre a fraude pode aumentar ainda mais.

 

O novo presidente-executivo da companhia, Matthias Mueller, deve falar na quinta-feira com a cúpula da Volkswagen sobre o estado atual das investigações e o caminho estratégico a ser seguido pelo grupo. (Reuters)