Seminovos chineses valem 30% menos que o preço de mercado

Car and Driver Brasil

 

Olhe para a parte de trás do seu smartphone ou repare na sola de seu tênis de grife. Certamente você verá a inscrição made in china, indicando que o produto foi feito no oásis da mão-de-obra barata. Não adianta negar: todo mundo tem algo feito lá, mas quando o assunto é carro, a coisa muda de figura. Os automóveis chineses ainda são vistos como descartáveis e sofrem desvalorização mais após um ano de uso em comparação aos similares de outras marcas.

 

Se você tem um, prepare-se: na hora da revenda, você terá de passa-lo adiante por cerca de 30%  a menos do valor da tabela. “Aceito chinês na troca por outro veículo. Se alguém vem aqui só para vender, não pego.”, diz Marcos Freitas, gerente da loja Xavier Multimarcas de São Paulo.

 

Do estoque de 185 carros da Xavier, apenas nove são chineses. Para atrair o cliente, é preciso vendê-los por 10% abaixo da tabela do mercado. “A desconfiança com a qualidade ainda pesa, embora eles sejam bem equipados”, revela Freitas.

 

Predadores

 

As marcas chinesas culpam a ação predatória dos concorrentes. Segundo a JAC, as concessionárias oferecem, por exemplo, R$ 20 mil por um seminovo que vale R$ 25 mil. Mas, se for J3, a oferta despenca para R$ 18 mil.

 

“Os carros japoneses e coreanos também passaram por isso. A desconfiança é vencida com o tempo”, afirma Ilídio dos Santos, presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Para ele, ter fábrica no Brasil – como a Chery – é fundamental para quebrar a barreira. “Com isso, o cliente sabe que terá uma peça de reposição de imediato, sem precisar esperar 20 dias”.

 

Preços em queda

 

A Agência Auto Informe fez um levantamento dos modelos que mais desvalorizam no mercado brasileiro após um ano de uso. Em relação aos rivais, os chineses têm uma depreciação muito acentuada.

 

Chery Celer Hatch 1.5 – Desvalorização de 17% x Fiat Palio 1.4 Attractive – 9,8%

Lifan X60 – 19% x Renault Duster 1.6 Expression – 13,6%

Jac J3 1.4 – 22,7% x Chevrolet Onix – 8,5%

(Car and Driver Brasil/Marcelo Moura)