Apple está construindo um carro que se dirige sozinho, diz jornal

Folha de S. Paulo

 

A Apple está trabalhando num modelo de carro autônomo e já busca um local seguro para começar a testá­lo, informou o “The Guardian” nesta última sexta­feira (14).

 

De acordo com correspondências obtidas pelo jornal, o projeto está mais avançado do que se imaginava.

 

Elas mostram negociações para que funcionários da Apple visitem um espaço de testes na Califórnia chamado GoMentum Station.

 

“Gostaríamos de entrar em acordo sobre disponibilidade para uso do espaço e como teríamos de coordenar com outros que estariam usando o local”, afirmou Frank Fearon, engenheiro da Apple em mensagem enviada em maio.

 

Um executivo da GoMentum respondeu ainda naquele mês que seria importante um encontro para “manter tudo caminhando e cumprir o cronograma de testes” da empresa.

 

O local, que fica a 64 quilômetros do Vale do Silício, funciona numa antiga base naval e vem sendo transformado pelas autoridades locais numa área de alta segurança para testes de veículos autônomos.

 

O espaço tem cerca de 30 quilômetros de ruas pavimentadas e é vigiado por militares. Montadoras como Mercedes­Benz e Honda já fecharam contrato para usá­lo.

 

O jornal obteve a troca de mensagens com base numa lei que dá aos cidadãos acesso a documentos de órgãos públicos. Um representante da agência de transporte local que gerencia a GoMentum Station confirmou à publicação o interesse da Apple no uso do espaço, mas afirmou que não poderia dar detalhes.

 

Notícias já haviam sido publicadas sobre um projeto da Apple de veículos autônomos chamado Titan, mas é a primeira vez que há evidências documentais de sua existência.

 

A Apple une­se a um time de grandes empresas de tecnologia e de montadoras que investem em projetos de carros que se dirigem sozinhos.

 

Em julho, a presidente Dilma Rousseff chegou a testar feito pelo Google. Ela deu uma volta de cerca de 20 minutos num carro autônomo na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia.

 

A Apple vinha dando sinais de interesse no setor. Nos últimos meses, a empresa fez propostas a uma série de executivos de montadoras, de acordo com o “The Guardian”. A companhia contratou, por exemplo, o então chefe do setor de pesquisa da Mercedez-Benz no Vale do Silício.

O presidente­executivo da Apple, Tim Cook, também vem se reunindo com executivos de montadoras como o chefe da Fiat­Chrysler, Sergio Marchionne.

 

Sigilo acima de tudo

 

Ainda segundo o jornal, a Apple mantém centenas de engenheiros trabalhando em sigilo no desenvolvimento de tecnologias para veículos num edifício a alguns quilômetros de sua sede em Cupertino, também na Califórnia.

 

Para a Apple, que vem tentando manter segredo sobre seus investimentos no novo mercado, o espaço permitiria executar testes em ambientes muito próximos aos de uma cidade real sem a necessidade de expor o projeto ao público.

 

Empresas como Google, Tesla, Volkswagen e Mercedes­Benz vem testando veículos autônomos nas estradas da Califórnia. (Folha de S. Paulo)