MVC e FPK firmam parceria para produzir no Brasil componentes em plástico de engenharia de alto desempenho e volumes

Maxpress Net

 

A MVC fechou parceria, em julho, com a FPK, fabricante de componentes plásticos para o segmento automotivo e pertencente ao grupo espanhol BATZ, reconhecido pela sua tecnologia. O objetivo é produzir no Brasil peças em plásticos de engenharia de alto desempenho em médios e altos volumes e com preços extremamente competitivos.

 

De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, o principal motivo da parceria é aumentar o portfólio de soluções completas por intermédio de processos de tecnologia de ponta. Assim, a empresa poderá, inicialmente, oferecer aos clientes atuais desempenho superior, preços mais competitivos e volumes maiores de produção. “A MVC definiu há três anos que entraria no processo de SMC (prensagem a quente) e estrategicamente optou fazer isto por intermédio da parceria com a FPK, que será responsável pela prensagem e injeção (processos de SMC, IMC e GLF). Todas as peças serão desenvolvidas e comercializadas em conjunto com a MVC. Além disso, nós cuidaremos do processo de pintura e acabamento e também daremos apoio na criação de produtos e no desenvolvimento de novos mercados com foco na diversificação”, explica Lima.

 

Para José Ramon Telleria, diretor-geral da FPK do Brasil, a parceria com a MVC tem o objetivo de expandir os negócios em mercados diversificados, como as máquinas agrícolas, transporte e construção civil. “As tecnologias das duas empresas são complementares e juntas podem atender esses mercados de forma completa e competitiva. A parceria se inicia com peças em SMC, que a FPK fabrica em seu robusto e otimizado processo de compressão, através de prensas de alta tonelagem, capaz de atender volumes médios e altos. A MVC fará a preparação dos componentes, pintura e montagem, com sua vasta experiência na fabricação de peças aparentes em fibra”, explica Telleria.

 

De acordo com o executivo, em médio prazo a intenção da FPK é integrar as demais tecnologias na parceria, como a injeção de plásticos de engenharia para produção de peças estruturais via injeção convencional ou IMC (Injection Molding Compound). “Além de unir suas tecnologias e conhecimentos atuais, as empresas vão atuar em conjunto no desenvolvimento de novos produtos que utilizem as tecnologias MVC e FPK. Será uma parceria de muitos benefícios para as companhias e para o mercado, que ganha um fornecedor potencial e altamente qualificado.”

 

Segundo o diretor-geral da MVC, Gilmar Lima, a parceria focará nos mercados automotivo, transporte, construção civil e agronegócio. “O objetivo é lançar no último trimestre deste ano o primeiro novo produto fruto desta aliança, um capô para máquinas agrícolas. Em 2016, vamos fornecer frentes e traseiras para ônibus com esta tecnologia. Também trabalhamos em uma linha exclusiva para o mercado da construção civil”, explica Lima.

 

A MVC firmou a parceria com o objetivo de ampliar e qualificar as suas soluções em plásticos de engenharia. “A parceria com a FPK vai permitir ainda a nacionalização de diversos produtos no processo de SMC que, hoje, importamos. A MVC escolheu a FPK pelo alinhamento dos seus objetivos e valores, nível de tecnologia e posicionamento similar da empresa, focado em inovação, diferenciação e relacionamento excepcional com seus clientes.” complementa o executivo.

 

A FPK pertence à BATZ Lightweight Technologies que por sua vez faz parte do grupo espanhol Mondragon, com presença global e operações em diversos países da Europa, além de América do Norte, Ásia, América do Sul e África. No Brasil, a FPK tem unidade em São José dos Pinhais para a produção de componentes em plásticos, como caixas de bateria, pedaleiras de plástico estrutural, protetor de cárter, suporte de radiador e estrutura de painéis, entre diversos outros. (Maxpress Net)