Toyota inicia produção do rival do City no México

Car and Driver Brasil

 

A Toyota confirma a produção do Yaris R na fábrica de Salamanca, no México. Com lançamento no país agendado para o fim de 2015, a expectativa é que cerca de 50 mil unidades sejam fabricadas por ano, tanto para abastecer o mercado local quanto para a exportação para outros países, como os Estados Unidos.

 

“Ok, mas o que isso tem a ver com o Brasil?”, você deve estar ser perguntando. Bastante, meu amigo. É esse o carro que a Toyota cogita trazer ao País para combater o Honda City. O negócio já esteve quase fechado, mas o atual cenário econômico fez a marca recuar. Abaixo, você confere todas as informações – positivas e negativas – apuradas pela reportagem de Car and Driver.

 

Vem

 

O sedãzinho tem origem na Mazda e é um dos primeiros frutos da parceria entre as duas fabricantes firmada há três anos para aumentar a escala de produção e cortar custos de desenvolvimento. A base do modelo é a nova geração do Mazda 2. Como Toyota ele foi batizado de Yaris R – o nome foi revelado junto com o anúncio da produção . Como Scion (a submarca da Toyota voltada aos jovens americanos) leva o nome iA e já havia sido apresentado oficialmente no Salão de Nova York, em abril.

 

O sedã é ligeiramente mais curto que o City. São 4,32 metros de comprimento (ante 4,45 m do Honda) e 2,57 m de entre-eixos, apenas 3 cm a menos que no rival direto. O porta-malas tem capacidade de 410 litros e os bancos traseiros podem ser rebatidos no esquema 40/60. O motor é o 1.5 16V com duplo comando variável e injeção direta, também de origem Mazda. Ele rende 107 cv de potência e 14,2 mkgf de torque. Tanto na versão manual como na automática o câmbio tem seis marchas.

 

A lista de equipamentos é vasta e inclui piloto automático, partida por botão, tela touchscreen de 7 polegadas, GPS, câmera de ré e um sistema de pré-colisão em baixa velocidade com sensores a laser que detectam e previnem potenciais acidentes, minimizando o estrago quando a colisão não pode ser evitada. É tecnologia sofisticada e daquelas não vistas em carros deste segmento.

 

YarisA certeza da venda no Brasil era tão grande que a Toyota trouxe algumas unidades para teste

 

Apesar da meta inicial de 50 mil unidades/ano, a expectativa é que a fábrica da Mazda em Salamanca consiga, em um futuro próximo, produzir até 140 mil unidades anualmente – em boa parte destinada aos EUA. Por ser mexicano (e, portanto, não pagar Imposto de Importação, respeitando o acordo automotivo entre México e Brasil), a filial brasileira se interessou pelo modelo, que poderia chegar ao Brasil por cerca de R$ 55 mil na versão de entrada.

 

“No final do ano passado, entre novembro e dezembro, decidimos que venderíamos o carro no Brasil. Era o modelo ideal, tanto em proposta como em preço, para ocupar a lacuna entre o Etios e o Corolla”, diz uma fonte ligada à marca. “A estratégia era lançá-lo no segundo semestre deste ano. Por isso trouxemos algumas unidades para teste no País.” Uma delas foi flagrada há alguns meses pela reportagem de Car and Driver rodando próximo à sede da Toyota em São Bernardo do Campo (SP). “Mas aí as coisas mudaram…” É neste ponto que as más notícias surgem.

 

Não vem

 

“Para trazê-lo do México no regime de cotas cada montadora tem o direito de importar determinada quantia de unidades sem pagar a taxa de 35% fizemos consultas ao Inovar-Auto e descobrimos que o carro não se enquadra no regime por ser feito pela Mazda, marca não participante do programa”.

 

E mais: o dólar disparou nesse começo de ano. Acima de R$ 3, se torna economicamente proibitiva a sua importação”, explica a fonte. Provocado a dar uma nota de 0 a 10 para as chances do sedãzinho mexicano ser vendido no Brasil, o interlocutor foi categórico: “com o atual cenário, só 3. A ideia de trazê-lo existe, mas as chances são remotas. Diria que ele respira com ajuda de aparelhos”. (Car and Driver Brasil/Marcelo Moura)