Book Crossing

Book Crossing

Liberte seus livros

"Leia e liberte!"

O BookCrossing é um passatempo internacional e uma das maiores brincadeiras que a Internet veio permitir. Tudo é muito simples: por que guardar aquele livro que se leu uma vez e em que nunca mais se pegou, quando podíamos ‘esquecê-lo’ na mesa do café ou ‘soltá-lo’ no banco da praça? Para que alguém o pegue, o leve para casa, o leia e depois… o ‘liberte’ também. Pronto, a brincadeira começou: isto é o BookCrossing.

A Wikipedia explica:
”O BookCrossing é a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outros, que continuarão esta corrente. Um conceito que surgiu nos Estados Unidos da América. O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca. Os membros desta comunidade de leitores virtuais (e que não conhece limites geográficos) possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar os seus próprios livros em locais públicos (tais como cafés, o metrô e outros transportes públicos, paradas de ônibus, bancos de praça e noutros lugares que a imaginação mandar), em vez de os manterem parados nas estantes para que o maior número de pessoas os possam ler, tornando desta forma o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal”.

Trata-se de um clube de leitura internacional, universal, sem fronteiras geográficas nem lingüísticas. Para entrar, basta inscrever-se ou, melhor ainda, encontrar um livro com a etiqueta do BookCrossing. O melhor é começar por ler o site. Estão lá as regras, as instruções, os truques e as enormes listas de bookcrossers de todo o mundo e dos livros disponíveis.

O espírito do BookCrossing é a partilha, não só de livros, mas principalmente de paixões, experiências marcantes, ensinamentos. Um livro pode conter tudo isso. E mais, esta partilha de livros pode ser o início de uma amizade. As pessoas trocam impressões sobre os livros que leram e podem reconhecer afinidades, criar laços afetivos.

Quer entrar para essa comunidade? Encontrou um livro com um código estranho e quer saber quem o libertou? Ou apenas está curioso para saber o que move as pessoas a ”libertarem” seus livros favoritos?
Entre no site e encante-se.

ARTIGOS SEMELHANTES