Carros da GM terão painel com e-commerce

O Estado de S. Paulo

 

A montadora General Motors anunciou ontem que vai equipar novos modelos de carro com um painel que permite acesso a uma plataforma de comércio eletrônico. Com isso, a montadora mostra que está apostando que os motoristas e passageiros vão encomendar comida, encontrar postos de combustível e até reservar hotéis por meio de ícones na tela mostrada no painel, em vez de usarem seus próprios smartphones. A companhia acredita que intermediar essas transações pode se tornar uma nova fonte de renda no futuro.

 

A plataforma de comércio eletrônico da GM vai funcionar como um marketplace, isto é, terceiros vão vender seus produtos e serviços por meio do painel dos carros para os consumidores interessados. A tecnologia será embarcada em cerca de 1,9 milhão de veículos modelo 2017. Mais de 4 milhões de carros das marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac vão estar equipados com o painel até o fim de 2018.

 

A empresa, contudo, não revelou quanto vai receber dos comerciantes que usarem a plataforma para vender seus produtos. Os consumidores, por outro lado, não terão de pagar para ter acesso às ofertas nem pelos dados utilizados para transmitir as informações pela internet para viabilizar as aquisições.

 

Briga

 

A GM não é a única empresa a investir nessa linha de negócios para carros: a gigante do comércio eletrônico Amazon está fazendo parcerias com montadoras, como a Ford, para incluir sua assistente pessoal Alexa nos veículos. (O Estado de S. Paulo)