Transações de usados têm baixa em janeiro, aponta Fenabrave

Frota & Cia

 

De acordo com levantamento feito pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as transações de veículos usados, considerando todos os segmentos automotivos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), apresentaram queda de 20,49% em janeiro, na comparação com o mês anterior.

 

Ao todo, foram transacionadas 1.088.709 unidades em janeiro de 2017, contra 1.369.314 em dezembro do ano passado.

 

Na comparação com o mês de janeiro/2016, o resultado geral de transações de usados apresentou alta de 15,33%, quando foram transferidas 944.029 unidades no período.

 

De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, já era esperada uma queda nos resultados entre dezembro e janeiro, devido à sazonalidade do período de férias e, também, por conta do aumento de gastos das famílias, comuns nesta época, com o IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, por exemplo.

 

No entanto, o executivo ressalta: “se compararmos com os resultados de janeiro de 2016, temos crescimento nas transações. Isso demonstra que o mercado de usados, especialmente o de veículos com até três anos de fabricação, continua aquecido. Enquanto as vendas de automóveis e comerciais leves novos, neste período, caiu pouco mais de 4%, as transações de usados cresceram mais de 16%”. (Frota & Cia)