Arquivos da Categoria: Entrevista

“A crise, de certa forma, foi boa para nós”

O Estado de S. Paulo   Quando assumiu o posto de presidente da Toyota para América do Sul e Caribe, em maio de 2013, o norte-americano Steve St. Angelo, 61 anos, disse que “sentia dores no coração” porque os modelos Corolla vendidos na região eram importados dos Estados Unidos, e não do Brasil.   Neste… Leia mais »

“Na crise, nossa produtividade cresceu 30%”

O Estado de S. Paulo   Em quatro anos de crise econômica o mercado automobilístico brasileiro encolheu 45%, de 3,76 milhões de veículos em 2013 para 2,05 milhões no ano passado. A Volkswagen, que por 41 anos foi líder de vendas no País, teve retração de 66%, de 673,4 mil unidades para 228,4 mil, queda… Leia mais »

Fim de um rigoroso inverno

Auto Indústria   Incisivo na crítica ao Inovar-Auto, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors no Brasil, espera ansioso (e otimista) pelas novas diretrizes do Rota 2030, em fase de elaboração pelo governo. Não só porque a política industrial que está por vir deverá colocar um fim na cota de importação e, consequentemente, na sobretaxa… Leia mais »

Inserção mundial é questão de sobrevivência da indústria, diz presidente da AEA

Auto Indústria   Algumas montadoras aqui instaladas já anunciam investimentos em direção à manufatura 4.0, mas ainda há muito a avançar em processos produtivos no Brasil. Aí entra o Rota 2030, política setorial automotiva em debate com o governo. Um programa essencial para garantir competitividade mundial à indústria brasileira, na avaliação do presidente da AEA,… Leia mais »

Juergen Stackmann, chefe de marketing da Volkswagen

Motor 1.com   Motor1 – A Volkswagen faz 80 anos este ano – o conceito de carro popular mudou desde seu surgimento? Stackmann – Eu acho que a VW conseguiu se reinventar completamente. Começando por suas origens – o Fusca, essencialmente – tivemos uma segunda onda de inovação liderada pelo Golf, que fez da VW… Leia mais »

“Não se fala em crise aqui, mas sim em como obter resultados”

O Estado de S. Paulo   Ana Theresa Borsari sempre gostou de números e sonhava ser engenheira. Mas o pai não permitiu. Foi, então, estudar direito ainda aos 16 anos de idade. Na universidade, se encantou com ideia de usar a profissão para ajudar as pessoas e enveredou pela área do direito do consumidor –… Leia mais »

“Se crise fosse em 2014, ABS e airbag não seriam obrigatórios”

Carpress   Desde 2014 são obrigatórios dois itens de segurança nos automóveis: sistema ABS (antitravamento) nos freios e airbag (bolsas infláveis que amenizam os danos em uma batida). Se estivéssemos vivendo há pouco mais de dois anos a crise que assola o Brasil hoje, talvez esses dispositivos não fossem obrigatórios.   A opinião é do… Leia mais »