Arquivos da Categoria: Entrevista

“O Brasil foi um peso para nossa indústria”

O Estado de S. Paulo   Entrevista com Nicolás Dujovne, ministro da Fazenda da Argentina.   Com metade de suas exportações industriais destinadas ao Brasil, a Argentina conta com uma recuperação da economia brasileira em 2018 para acelerar seu crescimento, diz o ministro da Fazenda argentino, Nicolás Dujovne. O economista afirma que o Brasil “foi… Leia mais »

Locadoras podem ter 1 milhão de veículos em dois anos

Auto Indústria   Depois de dois anos consecutivos de declínio, o setor de locação de veículos no Brasil encerrará 2017 finalmente com números crescentes – e muitos expressivos. Paulo Nemer, presidente da ABLA, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, calcula evolução de 25% a 27%, com a frota beirando os 700 mil veículos. Nesta… Leia mais »

“A crise, de certa forma, foi boa para nós”

O Estado de S. Paulo   Quando assumiu o posto de presidente da Toyota para América do Sul e Caribe, em maio de 2013, o norte-americano Steve St. Angelo, 61 anos, disse que “sentia dores no coração” porque os modelos Corolla vendidos na região eram importados dos Estados Unidos, e não do Brasil.   Neste… Leia mais »

“Na crise, nossa produtividade cresceu 30%”

O Estado de S. Paulo   Em quatro anos de crise econômica o mercado automobilístico brasileiro encolheu 45%, de 3,76 milhões de veículos em 2013 para 2,05 milhões no ano passado. A Volkswagen, que por 41 anos foi líder de vendas no País, teve retração de 66%, de 673,4 mil unidades para 228,4 mil, queda… Leia mais »

Fim de um rigoroso inverno

Auto Indústria   Incisivo na crítica ao Inovar-Auto, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors no Brasil, espera ansioso (e otimista) pelas novas diretrizes do Rota 2030, em fase de elaboração pelo governo. Não só porque a política industrial que está por vir deverá colocar um fim na cota de importação e, consequentemente, na sobretaxa… Leia mais »

Inserção mundial é questão de sobrevivência da indústria, diz presidente da AEA

Auto Indústria   Algumas montadoras aqui instaladas já anunciam investimentos em direção à manufatura 4.0, mas ainda há muito a avançar em processos produtivos no Brasil. Aí entra o Rota 2030, política setorial automotiva em debate com o governo. Um programa essencial para garantir competitividade mundial à indústria brasileira, na avaliação do presidente da AEA,… Leia mais »

Juergen Stackmann, chefe de marketing da Volkswagen

Motor 1.com   Motor1 – A Volkswagen faz 80 anos este ano – o conceito de carro popular mudou desde seu surgimento? Stackmann – Eu acho que a VW conseguiu se reinventar completamente. Começando por suas origens – o Fusca, essencialmente – tivemos uma segunda onda de inovação liderada pelo Golf, que fez da VW… Leia mais »