Transporte Moderno
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) lançou no Chile os modelos extrapesados Constellation 25.460 para operações rodoviárias e 33.460 para o segmento off-road. Com a novidade, a VWCO marca a entrada no sexto mercado internacional desde que iniciou a comercialização de veículos extrapesados. Além do Chile, os modelos Constellation estão presentes na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Brasil.
De acordo com Matheus Francesco, supervisor de Vendas Internacionais da VWCO, a empresa segue uma estratégia de expansão internacional. “Nosso objetivo é crescer internacionalmente com base em três pilares: a entrada em novos segmentos, a expansão para novos países e o aumento da participação nos mercados onde já estamos presentes.”
Nos últimos dois anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus revisou sua estratégia de internacionalização, com foco em aumentar sua participação em mais de 30 países. A meta é elevar a exportação de veículos fabricados em Resende (RJ), que hoje representa entre 15% e 20% da produção, para mais de 35%. A empresa também busca fortalecer sua presença não apenas na América Latina, mas também em mercados estratégicos da África, Oriente Médio e Sudeste Asiático.
A estratégia de internacionalização da VWCO também inclui o lançamento do modelo Meteor em diversos países da América Latina, como Uruguai, Paraguai, Argentina e Costa Rica, completando a oferta de produtos para atender a todos os segmentos de mercado.
Exportação de mais de 180 mil veículos
Desde 1981, ano em que a VWCO iniciou suas exportações, a empresa tem consolidado sua presença no mercado internacional. Ao longo de suas quatro décadas de trajetória, a companhia exportou mais de 180 mil veículos, com destaque para os mercados vizinhos, como Chile, Paraguai e Argentina.
“No Brasil, celebramos 40 anos de uma trajetória marcada pela busca constante de adaptação e qualidade. Agora, temos a oportunidade de consolidar nossa presença em países vizinhos e em mercados de outros continentes, com produtos que atendem às necessidades de clientes que priorizam o custo-benefício, mais do que produtos premium”, afirma a empresa.
Além da expansão da oferta de produtos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus planeja ampliar seus serviços de pós-venda internacionalmente. A estratégia inclui replicar no exterior o modelo de atendimento, com pontos de assistência técnica em diversas localidades. A companhia também aposta em ferramentas de conectividade para apoiar os novos mercados. (Transporte Moderno)