Para reter cliente, Toyota estende garantia para até 10 anos

AutoIndústria

 

Em um mercado que terá competitividade acirrada a partir da chegada de novas montadoras este ano, o pós-venda é de fundamental importância para fidelizar clientes e manter ou até mesmo ganhar participação.

 

De olho exatamente na satisfação do cliente, a Toyota está lançando o pioneiro programa Toyota 10, que oferece garantia estendida de até 10 anos ou 200 mil quilômetros para os veículos da marca fabricados a partir de 2020.

 

“O consumidor não tem qualquer custo adicional”, informa Jorge Mussi, gerente geral de pós-venda da empresa. “Desde que ele tenha feito todas as revisões no período normal da garantia, que é de 5 anos, ele pode estendê-la para 10 anos ou 200 mil quilômetros para uso particular e 100 mil para uso comercial”.

 

A garantia estendida – que contempla componentes essenciais como motor, transmissão, sistema de arrefecimento, freios, peças de carroceria e sistemas elétricos e eletrônicos – é renovável anualmente ou a cada 10 mil quilômetros.

 

O programa vale inclusive para quem comprou o modelo da marca já usado e no caso dos híbridos, que têm garantia de 8 anos, também é possível aderir aos 2 anos adicionais

 

Um dos objetivos é incentivar a manutenção preventiva na rede autorizada, gerando maior movimento nas concessionárias da marca. O programa foi lançado para a linha Hilux e SW4 previamente em novembro, no mês seguinte passou a ser oferecido para o Corolla e agora está disponível para todos os seus modelos fabricados a partir de 2020.

 

Segundo Mussi, entre os proprietários de veículos com até 8 anos de fabricação, 52% se mantêm fiel aos serviços das concessionárias autorizadas.

 

“Queremos ampliar o índice de retenção para pelo menos 60%”, comenta o executivo, informando que dos 18 mil proprietários de Corolla ano/modelo 2019/2020 que foram informados sobre o programa Toyota 10, 1.875 já aderiram à garantia estendida.

 

A marca, que tem hoje uma rede de 308 concessionárias, é uma das com maior índice de fidelidade no Brasil, da ordem de 75%. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)