Frota & Cia
A conectividade também está fazendo a diferença para os compradores de caminhões Iveco. Os investimentos da empresa nessa tecnologia começaram há 5 anos e levaram a evolução à linha de veículos da marca e ao lançamento do Frota Fácil.
Eram duas soluções embarcadas, o Iveco online feito sob medida para os modelos S-Way e o Next Pro Conect, desenvolvida para os leves Daily, que além de itens de localização do veículo, prevê falhas na prevenção de danos e menores custos de manutenção.
Nos caminhões a compilação de dados de operação passou a permitir a cogestão, com as sugestões para gerenciamento de frotas, de pessoal e finanças. Hoje, todas as informações já são proativas, tanto para as frotas como para os motoristas.
Por esse motivo, as soluções viabilizam os melhores resultados no treinamento de motoristas. Graças aos comparativos de eficiência e consumo, o espelhamento das melhores práticas traz a otimização operacional das frotas.
CTO 20% menor
A intensificação do uso do freio motor e utilização correta do regime de rotações (rpm) acompanhadas em tempo real, com o motorista observando online levam ao abandono das disparidades. “No consumo de combustível constatamos diferenças entre 10 a 15% de economia”, diz Bernardo Brandão, diretor de diretoria Geral de Peças e Serviços para a América Latina da Iveco.
Já o Ecodrive viabiliza uma economia de até 20% no CTO – Custo Total de Operação, quando somados custos suplementares de manutenção, peças e pneus, entre outros, além da mão de obra.
Para o executivo, hoje. a assistência ao cliente começa desde a entrega técnica do veículo, que já integra QR code, vídeos e continua depois intermitentemente. Essa plataforma sustenta os meios de treinamento, diminui o turnover nas empresas e otimiza a reciclagem.
“Cada produto tem sua particularidade – observa Brandão – dependendo das necessidades dos gestores da empresa”. Um S-Way, por exemplo, pode ter uma consultoria que calcula notas abaixo de 90, para puxar a média para cima e suportar maiores esforços.
Mais economia
A gestão de frota é otimizada com a detecção de inadequações de condução e sua rápida correção. Ações para manter ou adicionar fator de carga ou então mexer na configuração do veículo. “Isso pode levar a economias de 5 a 10% nos custos operacionais.
Atualmente, pacotes Premium da Iveco asseguram operação eficiente para composições que rodem entre 100 mil a 120 mil quilômetros/ano. Geradores de dados graças a sensores conectados à base.
Uma economia muito mais difícil de calcular é a decorrente dos alarmes dos sensores que fazem a previsão de falhas mais graves e caras. Sem falar nos prejuízos vindos com a parada extensiva do caminhão e a indisponibilidade. Também previne quanto à falta de peças, porque há a checagem de peças e a marcação de agenda de emergência na concessionária. A parametrização da operação, por sua vez, proporciona análises de performance com alta confiabilidade e telemetria em tempo real.
“Os índices de disponibilidade têm variado de 95 a 98%, enquanto a maioria fica em torno de 90%”, calcula Brandão. Para ele, as possibilidades nunca foram tão amplas, do veículo autônomo ao guiado por controle remoto.
Da antena ao satélite
O uso combinado de IA e câmeras digitais permite que os caminhões sejam monitorados à perfeição. Em qualquer tipo de topografia. O cliente pode, aliás, solicitar monitoramento de itens especiais de seu interesse.
“Pode-se inclusive carregar novas configurações no caminhão no período de descanso do motorista”, diz. Ou seja, é possível optar por uma configuração mais adequada ao tipo de relevo que vai ser encontrado mais à frente. De certa forma, é como mudar a relação de diferencial do veículo durante a viagem.
A utilização de sistemas como o Iveco OTA, Over the air, é a última palavra em desenvolvimento de soluções. Com ele, a atualização do software do veículo vai a um novo patamar, já que é possível fazer tudo remotamente. É a customização da operação do veículo por software, sem a necessidade de se deslocar até uma oficina. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)