AutoIndústria
A GWM encerra janeiro com pelo menos 100 das 500 contratações programadas até maio, quando inaugura a fábrica de Iracemápolis, SP. A informação é do diretor de Assuntos Institucionais, Ricardo Bastos, que revelou meta de chegar a 800 funcionários já neste ano, ante os 700 previstos anteriormente.
Em paralelo às preparações para iniciar a montagem do Haval H6 ainda neste primeiro semestre, a empresa encaminha processo de parcerias locais. A partir de reunião intermediada pelo Sindipeças com 183 empresas do setor no último dia 5 de março, a empresa já assinou 40 contratos de confiabilidade com fornecedores interessados em trabalhar com a marca chinesa.
“Com a inauguração da fábrica em maio, começamos a produzir alguns protótipos e também unidades para test-drive. Serão necessários de dois a três meses para efetivamente começar a produção em série visando ao abastecimento efetivo da rede de concessionários”, informa o executivo.
O objetivo é chegar a pelo menos 10 mil unidades montadas em Iracemápolis este ano, volume que já em 2026 deverá atingir 40 mil. A GWM não vai operar no sistema CKD, que envolve conjuntos pré-montados. A opção foi trazer peça por peça no primeiro momento para ser mais fácil o processo de nacionalização.
Como exemplo, Bastos cita a suspensão. “Ao invés de trazer o sistema, vamos trazer amortecedor, molas etc. Isso vai facilitar os investimentos em conteúdo local”.
No caso dos contratos de confiabilidade, o objetivo é abrir dados de volume, tipo de material, se aço ou alumínio, e assim por diante. A partir dessas informações a empresa de autopeças avalia as condições de fornecimento, até se chegar num contrato final, o que se deve ocorrer a partir do ano que vem.
“Em alguns itens vai ser possível avançar mais rápido, como é o caso de óleos e filtros, por exemplo. Depois virão as rodas, pneus e bancos, entre outros componentes”, explica Bastos, lembrando que os fornecedores também terão volume com o mercado de reposição.
Preferência por trabalhadores da região
Ao contrário da BYD, que ignorou as instalações da Ford em Camaçari, BA, e está construindo fábrica totalmente nova, a GWM vai usufruir da estrutura deixada pela Mercedes-Benz em Iracemápolis:
“A parte de pintura, por exemplo, já está toda pronta, assim como outras áreas de produção. Ainda estamos recebendo maquinário de fora, mas até março estará tudo aqui. Por causa do Mover, tivenos de esperar a homologação para usufruir de benefícios”, explicou o diretor.
Ele também falou sobre os benefícios adicionais que a GWM vem oferecendo, como previdência privada, para atrair consumidores não só do setor mas também de outras áreas.
“A economia vai bem e o mercado de trabalho está aquecido, por isso temos de oferecer algo a mais”, comenta, lembrando que a empresa terá ônibus fretados para transportar os funcionários: “Não é um pré-requisito, mas temos procurado contratar pessoas da região. Iracemápolis fica próxima de cidades como Limeira e Piracicaba e é nessa área que temos buscado trabalhadores”. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)