Renault Sandero se despede após 17 anos à venda no Brasil

Autoesporte

 

O Renault Sandero saiu de linha após 17 anos no mercado brasileiro. O hatch compacto era vendido somente na versão Stepway, com motor 1.0 aspirado e pegada aventureira. Sem o brilho de outrora, a marca optou por interromper sua produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

 

A terceira geração do Sandero existe no mercado europeu, mas a matriz brasileira não pretende trazê-la. Neste novo capítulo para a marca — que se iniciou com a chegada do Kardian — a Renault pretende focar em carros de segmentos mais rentáveis, como SUVs compactos. Após milhares de unidades vendidas, a história do hatch chegou ao fim.

 

O Sandero começou a ser desenvolvido em 2006, num tempo em que os hatches de entrada ainda proporcionavam bom faturamento às fabricantes. Tratava-se de um projeto da Dacia, uma submarca da Renault focada em carros de baixo custo, com ampla participação dos centros de engenharia da França, da Romênia e do Brasil.

 

Foi apresentado no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2007 como um carro global. Meses depois, próximo ao fim do ano, chegou ao Brasil com motores 1.0 e 1.6 aspirados, tornando-se o primeiro modelo da história da Renault a ser revelado fora do velho continente. Inédito, o hatch paranaense se destacou nas lojas meio a veteranos como Fiat Palio, Volkswagen Gol e Ford Fiesta. (Autoesporte/Cauê Lira)