Truck & Bus Builder América do Sul
A Iberfrut, fornecedora de hortifrutigranjeiros com 50 anos de atuação no Rio de Janeiro, é a primeira empresa a adquirir o novo caminhão leve Mercedes-Benz 1117, lançado na Fenatran 2024, em novembro. O modelo é uma grande novidade do portfólio 2025 da fabricante para o segmento de caminhões leves e médios e marca a entrada no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.
O novo e moderno design reúne detalhes futuristas e clássicos. O Accelo é o primeiro caminhão com uma identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros, que foram atrações da Mercedes-Benz no salão IAA 2024 na Alemanha.
O visual é clean. Já a grade dianteira preta reforça a tradição e a confiança que a marca conquistou no Brasil. Assim, os engenheiros da Empresa juntaram a atual linha futurista de design da Mercedes-Benz com o passado glorioso de ícones da marca no Brasil, como os clássicos L 1113 e L 608.
“Fiquei encantado com o novo Accelo 1117 e imediatamente fechei negócio com a Rio Diesel no próprio evento. O veículo foi encarroçado, adesivado e entrou em operação neste mês de janeiro”, destaca Virgílio Cardoso Diniz, diretor da Iberfruit. O cliente relata que trabalha com caminhões Mercedes-Benz há 30 anos, possuindo atualmente mais de 20 veículos Accelo Euro 6, entre modelos 817 e 1017, para atendimento a clientes da Região Metropolitana, oceânica e interior fluminense.
Novo Accelo se destaca pelo design e mais capacidade de carga
“Eles chegam ao mercado com um inédito design futurista e moderno, mais capacidade de carga e novos modelos, além de diversas novidades em termos de tecnologia e configurações”, diz Jefferson Ferrarez. “Essa robusta renovação coincide com a recente marca de 20 anos de sucesso dessa família de caminhões no mercado brasileiro”.
Os novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. Além disso,
Além da estética, o novo painel frontal da cabina, a grade dianteira, o para-choque e a saia dianteira trazem vantagens operacionais aos clientes. O menor número de peças, a maioria em material plástico de grande resistência e maleabilidade, resulta em menor peso e maior durabilidade. Também há menor demanda de itens de manutenção, ideal para a aplicação urbana.
Além de evidenciar com elegância o design do novo Accelo, o conjunto óptico em LED aumenta a segurança. Ele oferece maior eficiência de iluminação e vida útil até 30% maior em relação às lâmpadas halógenas. Isso diminui a manutenção, reduzindo custos para o cliente.
Outro grande destaque é o motor Mercedes-Benz OM 924 LA, que mantém assim um elevado nível de desempenho com potência de 163 cv e torque máximo de 610 Nm. Esse motor é robusto e resistente, sendo o mesmo, aliás, aplicado no Atego de 17 toneladas de PBT. Ele recebeu um novo mapa de injeção e otimizações no sistema de gerenciamento do pós-tratamento e, como resultado, teve um ganho de até 3% de economia de combustível, dependendo da aplicação. Ainda no que se refere ao trem de força, o câmbio manual Eaton de 6 marchas e o câmbio automatizado G90 de 6 marchas Powershift 3 maximizam o desempenho, a economia e a produtividade do veículo.
A cabina do novo Accelo continua a ser oferecida em duas versões: Curta e Estendida. Ambas asseguram excelente conforto e ergonomia, dando opção de escolha para o cliente de acordo com sua aplicação. O interior da cabina, reafirmando o seu conceito home office, se destaca pelo conforto e também pela praticidade, a fim de garantir uma melhor experiência ao motorista.
Atendimento a 250 clientes por dia
Com mais de 250 clientes atendidos diariamente, a Iberfrut, com sede no CEASA no bairro de Irajá, no Rio de Janeiro, é uma empresa especializada no fornecimento de hortifrutigranjeiros para hotéis, resorts, restaurantes, fast-foods, hospitais, cozinhas industriais, escolas, creches, clubes, casas de festas e outros estabelecimentos.
Há mais de 50 anos no mercado, a Iberfrut começou como um negócio familiar e hoje conta com frota própria e moderna, estrutura refrigerada com quatro câmaras modulares de última geração e packing house para frutas, legumes e congelados. (Truck & Bus Builder América do Sul)