Ram quer entrar no mercado de minivans com modelo familiar

Motor 1

 

Depois de amargar queda de 19% nas vendas de 2024 nos Estados Unidos, a Ram parece buscar novos caminhos para recuperar o espaço perdido e voltar a crescer. Provas disso têm sido dadas pelo CEO Tim Kuniskis, que assumiu a empresa no mês passado com a missão de colocar os negócios de volta nos trilhos. O executivo já sinalizou que planeja lançar inédita picape média em breve e, agora, admite que pode entrar também no mercado de minivans.

 

Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News, Kuniskis disse que planeja adicionar ao portfólio uma van de passageiros e participar desse importante segmento. Demais detalhes não são conhecidos, mas rumores apontam para algo próximo da finada Dodge Grand Caravan, descontinuada em 2020 e detentora de histórico de vendas bastante animador. No seu último ano em oferta, por exemplo, emplacou nos EUA mais de 122.648 unidades.

 

Talvez o projeto de Kuniskis seja justamente resgatar esses números e trazê-los para os volumes da Ram, deixando a Dodge focada em SUVs e modelos de pegada esportiva, como o Charger. A nova minivan, segundo rumores, terá foco no custo-benefício e deverá atender tanto famílias quanto o segmento comercial (governo, pequenos empreiteiros e empresas). Por sua vez, a Chrysler Pacifica – atual líder da categoria – permaneceria como opção mais luxuosa e refinada.

 

A ideia pode parecer estranha para alguns, especialmente por conta da imagem construída pela Ram no Brasil como marca de luxo focada em picapes. No entanto, a empresa tem forte atuação em outros segmentos no mercado internacional e participa do nicho comercial com com vans, furgões e multiusos. Hoje, o modelo mais próximo das pretensões de Kuniskis é a van ProMaster (rebadge da Fiat Ducato), mas dispõe de espaço para apenas dois passageiros. (Motor 1/Dyogo Fagundes)