O Estado de S. Paulo
O dia 26 de janeiro de 2025 é especial para uma empresa que faz parte da vida dos brasileiros: a General Motors está completando 100 anos de presença no País. Foi nessa data, em 1925, que se deu o registro da Companhia Geral de Motores S.A. Cinco anos depois, seria inaugurada a fábrica de São Caetano do Sul (SP), início da produção de uma série de modelos que entraram para a história das famílias brasileiras.
“O centenário de uma empresa é motivo de celebração por vários motivos, inclusive pela raridade. São pouquíssimas as empresas que chegam a esta marca no Brasil”, lembra o presidente da General Motors para a América do Sul, Santiago Chamorro. “Por isso o ano de 2025 será marcado por muitas novidades. Afinal, ao mesmo tempo que temos um passado icônico, que merece ser sempre lembrado e reverenciado, olhamos com entusiasmo para as conquistas que temos pela frente.”
O ano terá cinco lançamentos, incluindo modelos inéditos. Além da introdução de novas tecnologias, todos esses lançamentos trarão detalhes que exaltam a brasilidade, em celebração ao centenário da presença no País. As novidades contemplarão diferentes segmentos, incluindo utilitários esportivos, SUVs, elétricos e a linha voltada ao agronegócio.
Marketplace multimarcas
Outra diretriz da GM no ano do centenário é o investimento em novos negócios, a partir da percepção de necessidades manifestadas pelos clientes. Uma dessas iniciativas é um marketplace multimarcas para compra e venda de veículos seminovos, plataforma digital que terá funcionamento físico nas mais de 600 concessionárias Chevrolet espalhadas pelo País. O processo já começou pelos Estados do Sul e será disseminado ao longo do ano para todo o território nacional.
“A gente se propôs a resolver um grande problema que as pessoas têm quando querem comprar ou vender carros usados”, explica o presidente. “Passamos a oferecer a possibilidade de resolver tudo num só lugar, incluindo revisão, reparos, financiamento, seguros e outros serviços, tudo com a confiabilidade e a tradição da marca GM.”
A companhia segue o plano de investimentos de R$ 7 bilhões no Brasil, anunciado no ano passado. Estão previstas melhorias no processo fabril de todas as unidades no País, localizadas em São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP), Joinville (SC) e Gravataí (RS), além do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), maior centro de testes e desenvolvimento de automóveis do Hemisfério Sul, em funcionamento desde 1974.
Aportes também estão sendo feitos nos programas sociais nas comunidades onde a empresa atua e nos projetos de sustentabilidade, incluindo a conservação de 430 mil hectares nos principais biomas brasileiros.
Foco na inovação
Marca permanente da trajetória da GM no Brasil, a inovação conta com um time de 1.500 engenheiros, que permanecem focados em avançar nas tecnologias de automação e na missão de contemplar a tradicional expectativa dos brasileiros pela pluralidade de alternativas ao escolher um carro. “Para ter uma ideia da diversidade em desenvolvimento neste momento, temos a previsão de lançar dez modelos eletrificados novos nos próximos anos”, antecipa Chamorro.
O Brasil foi o segundo país – depois dos Estados Unidos – a adotar o GM Envolve, programa que disponibiliza produtos e serviços para apoiar empresas na gestão de suas frotas, incluindo recursos de telemetria que aprimoram os indicadores de desempenho. É mais um passo que se soma a marcos como o OnStar, sistema de conectividade que desde 2015 contribui para aumentar o conforto e a segurança dos passageiros.
É assim, celebrando o passado e olhando com entusiasmo para a frente, que a GM está comemorando o seu centenário no Brasil – uma trajetória repleta de boas histórias e que certamente ganhará muitos novos capítulos. “Há muita estrada a ser percorrida!”, finaliza Chamorro. (O Estado de S. Paulo)