Motor 1
A Ford contabiliza os números comerciais de 2024 na Europa com poucos motivos para comemorar. Em razão do portfólio reduzido e da ausência de modelos outrora importantes, como o Fiesta, a presença da marca na região encolheu consideravelmente e, só no ano passado, a queda nas vendas foi de 17%. Além disso, a participação de mercado caiu de 4% em 2023 para apenas 3,3% em 2024, deixar a Ford atrás de rivais como Hyundai e Kia.
Segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), a Ford vendeu ao longo de 2024 cerca de 426.307 veículos, incluindo União Europeia, EFTA e Reino Unido. A UE compreende 27 países, enquanto a EFTA inclui Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. O Reino Unido está listado separadamente porque deixou a UE há cinco anos. Na prática, a marca vendeu no ano passado 87.174 veículos a menos do que em 2023.
A queda foi motivada principalmente pelo fim de linha de veículos de grande volume para a marca, como o Fiesta. O ano de 2024 foi o primeiro completo sem a presença do modelo nas lojas. Some a isso a falta de lançamentos importantes e a saída do segmento de entrada, onde a marca atuava com o Ka. O prognóstico para 2025 também não é nada bom, já que o Focus também está para sair de linha e deverá representar outro grande desfalque nas vendas. Só em 2024 o modelo vendeu 85.366 unidades.
A aposta em elétricos, baseada nos SUVs Explorer EV e Capri EV, também não deu certo e ambos ficaram bem aquém do patamar de vendas esperado. A demanda foi tão baixa que a produção na fábrica de Colônia, na Alemanha, precisou ser reduzida.
Novo EcoSport vem aí
Para conter a sangria, a Ford deverá apostar no retorno do EcoSport à Europa após quase dois anos de ausência. Segundo rumores, a marca trabalha em uma geração inteiramente nova para o modelo e deverá lançá-la ainda em 2025 como grande aposta para gerar volume. A meta será compensar a ausência de Focus e Fiesta e posicionar o SUV com preços competitivos para brigar com Toyota Yaris Cross, Dacia Duster e Volkswagen T-Cross.
O novo EcoSport será fabricado na planta de Almussafes, região de Valência, na Espanha, e se enquadrará dentro do conceito “multi-energia”. Ou seja, terá diferentes conjuntos mecânicos disponíveis, sendo vendido tanto com motores a gasolina eletrificados quanto em variante puramente elétrica. Será posicionado abaixo do Puma e, como dito, terá a missão de alcançar altos volumes comerciais. Em seu melhor ano na Europa, o EcoSport chegou a emplacar mais de 50.000 unidades.
No Brasil, o EcoSport deixou de ser vendido em 2021 após fechamento da fábrica de Camaçari (BA). O projeto da nova geração já estava em curso por aqui, mas acabou sendo cancelado. Caso volte a ser vendido no país, será apenas como importado. (Motor 1/Dyogo Fagundes)