Frota & Cia
A DAF Caminhões vem-se destacando não só pelo seu sucesso na venda de caminhões, mais de 40 mil unidades desde 2013, como também no seu pós-venda e pela evolução da TRP seu sistema de venda de peças de reposição multimarca, que atualmente movimenta mais de 5 mil itens.
Antecipando-se às tendências de planos de manutenção de última geração, a montadora lançou o Plano Ultra multisuporte, que atende às necessidades especificas de cada tipo de empresa de transporte por tipo de aplicação.
“Hoje temos 6.500 caminhões atendidos e quase todos conectados pelo sistema de pagamento flexível. Essa evolução do pós-venda conectado começou em 2016”, lembra Adcley Souza, diretor de Serviços e Pós-venda da DAF.
Uma das características mais interessantes é que esse tipo de plano possibilita a personalização do atendimento por modos de necessidade do transportador. São itens de alta criticidade por tipo de aplicação da frota. Uns de olho na troca e inspeção de baterias, limpeza lâmpadas, casos de refrigerados e mineração, por exemplo.
Ou seja, muito mais que um plano de manutenção, o Ultra é uma solução de gestão para o transportador, por colocar à mão todo tipo de informação que ele precisa, independente do tipo de aplicação em que opere.
Alta disponibilidade
“Em operações severas como na mineração, por exemplo, a procura por filtros pode ser um problema, mas há como estabelecer um alerta de 5 dias para que não ocorra problema de disponibilidade do item”, diz Adcley.
Outro diferencial é a oferta de uma oficina móvel, que pode atender clientes há 50 quilômetros da concessionária e possibilitar um ganho de disponibilidade bem grande. “Em uma operação de 60 caminhões essa disponibilidade pode levar a um ganho de até um dia na programação”, calcula o executivo.
O acompanhamento perfeito que a conectividade permite confiabilidade total ao sistema. Com o mapeamento completo e prazos consolidados o plano Ultra emite alertas amarelo e vermelho na agenda de cada veículo pela montadora, dependendo da urgência de cada demanda.
Tais cuidados permitem ao caminhão a máxima disponibilidade possível, o uso de peças sempre confiáveis e um CTO com previsibilidade. Câmeras garantem a perfeição do rastreamento e eventuais bloqueios feitos com a máxima rapidez.
“A telemetria do veículo é fundamental na avaliação e certificação do máximo valor de revenda, graças a relatórios sobre os procedimentos do motorista”, diz Adcley. O aparato de telemetria também viabiliza a cobrança de desempenho da manutenção, performance do motor, que podem levar a desconto ou bônus para o motorista, mesmo que este faça rodizio de veículos.
Patamar mundial
Em adição, o diretor de Serviços da DAF ressalta que o banco de informações gerado pelo sistema Ultra é um poderoso auxiliar do gestor de empresas de transportes. Tanto no monitoramento dos bons motoristas quanto daqueles que exigem um estudo de comportamento. A empresa pode optar ainda pelo pacote Safety, no qual entram em destaque itens como rpm excessiva, freadas bruscas, grande variação na aceleração etc.
Para Adcley, todas as possibilidades oferecidas pelo Ultra, justificam com sobra o preço 10% maior do plano em relação ao Multisuporte Pleno, que atende a demandas preventivas e corretivas, incluindo componentes do trem de força e demais sistemas. “Mais importante ainda – diz ele – é que esse programa coloca os veículos da DAF Brasil no mesmo patamar dos caminhões da marca que circulam na Inglaterra e Alemanha”. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)