Indoor News
A linha da BYD nunca foi exatamente fácil de ser definida. Há diversos modelos que se sobrepõe, seja na mesma categoria ou com uma mera diferença de visual, já que a marca atua com duas ”famílias” diferentes para todos os seus modelos: A linha Ocean, que é composta pelos modelos Seal, Dolphin e Dolphin Mini, inspirada em animais marinhos – pelo menos em seus nomes e em alguns detalhes visuais – e a linha Dinasty, que é composta pelos modelos inspirados em dragões e nomes de figuras que governaram o país asiático, como Tan, Han, Song e Yuan.
Em sua linha de sedans médios, que miram especialmente o Toyota Corolla em todo o mundo, a marca tem duas linhas de frente: o King, que já conhecemos desde junho de 2024, com motorização híbrida plug-in, e o Qin Plus, que utiliza a tecnologia DM-i e é, em essência, uma versão mais antiga do King, que chegou em 2013 e foi o primeiro sedã PHEV (Plug-In) da marca.
Se já não fosse confuso o suficiente, a marca resolveu lançar uma nova versão mais barata do Qin Plus, que recebeu pequenas novidades em sua linha 2025 graças ao seu bom desempenho em vendas por lá – o modelo, vale dizer, foi o sedã mais vendido da China no ano passado, emplacando 480.025 unidades.
Na nova versão de entrada, que terá preço de 89.800 yuans (cerca de R$ 72.300), o sedã traz visual mais simplificado, apostando em detalhes pretos no lugar de cromados – preferência entre os consumidores chineses, além de rodas de liga-leve menores, que parecem até rodas de aço estampado. Já no interior, o painel também aposta em simplificações, com acabamento todo em preto, e menos recursos tecnológicos para manter o custo baixo.
Sob o capô, a potência vem de um motor 1.5 com potência máxima de 99 cv e um motor elétrico com potência máxima de 161 cv. No modo puramente elétrico, ele tem versões em que pode alcançar entre 43 km e 90 km.
Atualmente, a BYD vende somente o King no Brasil, nas versões GL, a partir de R$ 179.900, e na versão GS, por R$ 179.900. Em comum, as duas versões tem motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm que abastece as baterias para o motor elétrico.
Na de entrada, a potência combinada é de 180 cv e 32,2 kgfm e no topo de linha é de 197 cv e 33,1 kgfm. Acha que a versão “Economy” do King vendido na China teria espaço por aqui? (Indoor News)