AutoIndústria
A RAM inicia 2025 disposta a elevar ainda mais os emplacamentos da Rampage, modelo responsável por 80% dos licenciamentos da marca em 2024 e que completará dois anos nas revendas somente em junho.
Apesar dessa curta trajetória, a picape média já ganhou um novo motor diesel no fim do ano passado, a versão de entrada Big Horn e a partir deste mês chegam às lojas melhorias no pacote de série de tecnologias de auxílio à condução.
A versões Rebel e Laramie, dotadas de motor 2.0 turbo a gasolina e o novo 2.2 turbodiesel, e a esportiva R/T 2.0 turbo gasolina dispõem agora de conjunto de sistemas ADAS de nível 2.
O pacote que associa o sistema de centralização em pista de rolagem e piloto automático adaptativo permite que a picape faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas, mantendo a velocidade pré-definida.
Além do contorno de curvas, agora aceleração e frenagem dispensam a atuação do motorista em situações específicas — mas sempre, de acordo com legislação, com o condutor mantendo as mãos no volante e atenção à via.
Com o sistemas de auxílio de direção aprimorados, a RAM espera que o modelo lançado mundialmente no Brasil e que é exportado para outros mercados latino-americanos siga em trajetória ascendente de produção e vendas.
Das quase 29,5 mil picapes vendidas pela RAM em 2024, a Rampage respondeu por 23,6 mil unidades.
Foi a 6ª colocada no segmento de picapes grandes do mercado interno, segundo critério da Fenabrave, que erroneamente ainda considera na categoria modelos de porte e capacidade superiores — como, por exemplo, Toyota Hilux e Ford Ranger.
Em 2023, primeiro ano incompleto de produção e vendas, a Rampage alcançou 8,6 mil licenciamentos em apenas um semestre.
Ainda assim, acabou na 8ª e assumiu a ponta no ranking de vendas dos modelos da marca estadunidense, posição ocupada em 2022 pela gigantesca 3500, mas com somente 2,2 mil emplacamentos. (AutoIndústria/George Guimarães)