Na Argentina, Mercedes-Benz lidera mercado em caminhões e ônibus

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus da Argentina obteve a liderança no segmento de caminhões e ônibus no país, em 2024, com a participação de 38% no mercado de caminhões e de 70% no de ônibus, conforme dados divulgados pela Asociação de Concessionários de Automotores da República Argentina (ACARA).

 

Apesar de não ter o modelo mais vendido, posição ocupada há alguns anos pelo caminhão IVECO 170 E, a marca alemã conquistou a liderança na categoria de caminhões semipesados, com a família do Atego, que obteve 50% de participação do mercado, e no segmento de leves, o modelo Accelo, em suas diferentes versões, líder com 45% de participação.

 

No segmento de ônibus, a Mercedes-Benz consolidou sua posição como a líder em vendas, com a participação de mercado de 70%. Outro destaque importante é que a montadora utiliza a fábrica argentina como polo de exportação para o continente e embarcou cerca de 40% dos chassis de ônibus 1621 produzidos para o México.

 

“Nós focamos em fortalecer a confiança de nossos clientes em cada tarefa realizada. 2024 foi um ano de consolidação e crescimento. Inauguramos o Centro Logístico de Peças e continuamos avançando nas obras do futuro Centro Industrial em Zárate. Além disso, este ano buscamos seguir fortalecendo nossa liderança e nos consolidarmos como aliados estratégicos para quem impulsiona o desenvolvimento do país”, disse Raúl Barcesat, presidente e CEO da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus da Argentina.

 

Durante 2024, a marca alemã a trabalhou na introdução do primeiro chassi de ônibus elétrico produzido na região, que será lançado no mercado argentino ainda este ano, reafirmando sua liderança em eletromobilidade e soluções sustentáveis para o transporte de passageiros.

 

A inauguração do Centro Logístico de Peças, em Zárate, como parte do plano de investimento de US$ 110 milhões, representou um passo fundamental para garantir a eficiência da distribuição de peças em todo o todo o país junto a una rede de concessionários com 45 pontos de atenção. Simultaneamente, continua a construção do futuro Centro Industrial em Zárate, que começará a operar no próximo ano. O centro fortalecerá a produção de caminhões Accelo e Atego e os chassis OH y OF, e será ponto chave para desenvolver oportunidades de novos modelos, além da ampliação da planta REMAN, que já produz mais de 8.000 peças remanufaturadas seguindo princípios de economia circular, reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a eficiência.

 

As novidades em caminhões apresentadas em 2024, na categoria pesados, o Actros 2548 se desta como a solução mais eficiente, com capacidade para transportar até 60 toneladas com bitrens e otimização nos custos de transporte por tonelada. Além disso o lançamento do Arocs 4848 K/45 marcou o avanço significativo, apresentando uma versão 8×4 desenhado para as aplicações mais exigentes em mineração e na construção. (Truck & Bus Builder América do Sul)