AutoIndústria
A segunda geração do Kicks brasileiro está muito próxima de chegar às ruas brasileiras. O lançamento do novo SUV já produzido pela Nissan no México desde o terceiro trimestre do ano passado, não tem data oficialmente confirmada, mas deve ocorrer bem antes do encerramento do primeiro semestre.
Prova de que o cronograma para início de produção da segunda geração em Resende, RJ, está adiantado é a decisão da Nissan de fazer uma “homenagem” ao modelo atual já na primeira semana de fevereiro.
Ou seja, ainda que não com todas as palavras, a montadora deixa a entender que se trata de encerramento de um ciclo, uma honrosa despedida, embora a montadora tenha afirmado que seguirá com o atual em linha.
“Os dois modelos vão conviver no mercado, ampliando a oferta de produtos da marca”, afirma a Nissan.
Novo Nissan Kicks
Seja como for, o primeiro Kicks merece mesmo uma particular deferência. Com a natural exceção de 2016, seu primeiro ano de vendas e produção, quando ficou atrás do compacto March e do Versa, o SUV é o veículo mais vendido da marca desde então.
Diferente do que ocorre com a maioria dos automóveis, o pioneiro Kicks chegará ao fim do ciclo de vida em alta, em seu melhor momento de mercado. Em 2024, com 60,4 mil unidades, estabeleceu o maior volume negociado em nove anos de existência e 19% acima do consolidado em 2023.
Na verdade, o modelo vinha numa crescente desde 2020, quando os licenciamentos, por conta da pandemia, limitaram-se a 36,4 mil depois dos 56,1 mil registrados em 2019, número superado somente no ano passado.
O SUV respondeu por 69% dos 87,4 mil licenciamentos. Considerados apenas os de automóveis de passeio, a participação sobe para 79%. Depois do Kicks, o segundo Nissan mais licenciado em 2024 foi o Versa, com distantes 9,2 unidades.
Desde 2016, cerca de 370 mil unidades do Kicks foram negociadas no mercado interno. Mudança visual mais evidente ocorreu somente em 2021. A segunda geração, porém, não guarda qualquer semelhança com a atual e chama a atenção pelo arrojo de suas formas.
Mais “encorpado’ do que o atual, o novo modelo será montado sobre a plataforma CMF-B e deve ser dotado de motor 1. turbo flex de 120 cavalos. Apesar das adequações para o carro da Nissan, ambos — plataforma e motor — debutaram no ano passado no brasileiro Kardian, SUV compacto da ainda parceira de aliança global Renault. (AutoIndústria/George Guimarães)