AutoIndústria
O presidente da Kia do Brasil, José Luiz Gandini, revelou intenção da empresa de produzir o Sportage na região para não ter de pagar o Imposto de Importação de 35%.
A empresa está conversando com possível parceiros no Brasil e não descarta utilizar a estrutura da Nordex, no Uruguai, onde é montado o Bongo, caminhão da porte pequeno da marca coreana.
“Temos de fugir dos 35% e por isso estamos buscando alternativas locais”, comentou Gandini, sem querer revelar contatos já em andamento.
Questionado sobre a possibilidade de utilizar a estrutura da Troller em Horizonte, no Ceará, que foi adquirida pela Comexport justamente para atuar como fabricante multimarca, o empresário lembrou que os incentivos do Nordeste não são para sempre e, por isso, qualquer decisão tem de ser bem analisada:
“Os incentivos de PIS/Cofins daquela região acabam neste primeiro semestre e os de IPI no ano que vem. Não posso revelar contatos que estamos fazendo, mas certo é que queremos produzir a Sportagen na região”.
A Kia cresceu 7% no ano passado, comercializando 5.226 unidades ante as 4.884 de 2023. O crescimento, segundo Gandini, foi graças ao Bongo, que não paga Imposto de Importação.
Mas o Sportage é o carro-chefe da marca por aqui, por isso o interesse de melhorar condições de venda para ampliar negócios no País. Para este ano, a empresa deverá ampliar portfólio com o modelo EV3, que será produzido no México e, portanto, poderá vir para cá sem alíquota de importação.
Um carro já confirmado para este ano é o EV9, que será apresentado em evento no Rio de Janeiro ainda neste mês. O SUV elétrico topo de linha da marca coreana, está chegando na configuração GT-Line com sete assentos.
Questionado sobre possibilidade de seguir crescendo este ano, Gandini explicou que tudo vai depender do andamento dos planos relativos do Sportage. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)