Motor 1/OLX
O Ford Fiesta 2005 foi o modelo mais vendido em 2024 entre os automóveis usados que completam 20 anos e se tornam isentos do pagamento de IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em diversos estados brasileiros de acordo com o levantamento feito pela OLX. Com 78,58% de participação no mercado, o modelo lidera o ranking, seguido pela Chevrolet Montana, com 15,81%, e pelo Volkswagen Crossfox, com 5,52%.
Nos estados como São Paulo, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, veículos com 20 anos de fabricação têm isenção do tributo. Isso faz com que modelos mais antigos ganhem destaque no mercado de usados. A preferência pelo Fiesta 2005 também se reflete nas buscas: ele foi o mais procurado da categoria, com 71,07% de representatividade, seguido pela Montana, com 21,77%, e pelo Crossfox, com 7,12%.
Além da vantagem tributária, os preços desses modelos geralmente são atrativos. Em 2024, por exemplo, o Ford Fiesta 2005 tinha um preço médio de R$ 14.115, valor muito próximo da tabela Fipe para o mesmo modelo. Outros veículos do mesmo ano, como o Citroën Aircross e o Kia Cerato, também aparecem com valores acessíveis, mas representam uma parcela menor do mercado.
Já nos estados onde a isenção de IPVA é concedida para veículos com 15 anos de fabricação, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e Goiás, o Ford Fiesta 2010 se destaca como o mais vendido, com 52,87% de participação. A Chevrolet Montana aparece em segundo lugar, com 26,97%, e o Kia Cerato, em terceiro, com 12,38%.
Os modelos fabricados em 2010 também apresentam preços competitivos, com destaque para o Chevrolet Malibu, que garante em média uma economia de 8,87% em relação à tabela Fipe. Outros modelos como o Kia Cerato e o Citroën Aircross também registram preços abaixo da média do mercado.
O levantamento reforça a relevância de veículos mais antigos no mercado de usados, tanto pela economia no valor de compra quanto pela isenção do IPVA. Com esses benefícios, modelos como o Ford Fiesta continuam a atrair consumidores em busca de economia em tempos de juros altos e carros novos cada vez mais caros. (Motor 1/OLX/Julio Cesar)