AutoIndústria
A operação brasileira do Grupo BMW registrou em 2024 o seu melhor ano em três décadas de atuação no País (a ser completadas em outubro próximo), das quais dez anos com atividade fabril. A empresa colheu frutos da sequência de 14 lançamentos da marca BMW e seis da MINI.
Também atualizou a fábrica de Araquari (SC) com aumento de 10% na produção, para 11 mil unidades/ano, além introduzir na linha de montagem catarinense o X5 PHEV, o primeiro híbrido plug-in produzido no Brasil.
No ano passado, empresa entregou 16.194 modelos BMW, alta de 7,6% sobre 2023, quando somou 15.118 emplacamentos. A MINI agregou ao volume 1.543 unidades, acumulado considerado estável com leve baixa 1,3%.
Maru Escobedo, presidente do Grupo BMW Brasil, coloca na conta dos resultados positivos a aceitação de modelos como o X1, que acumulou mais de 4,8 mil unidades, e do Série 3 flex, com volume superior a 4,6 mil licenciamentos. “Cabe também destacar o sucesso de esportivos. Modelos da linha M cresceram mais de 50% com mais de 1,5 mil unidades vendidas. Foi o ano completo de vendas do M2, além dos lançamentos do M3 CS e do M4 CS.”
A executiva prefere não fazer projeções para 2025, embora entenda que também será um desafiador como foi o de 2024. “O mercado mudou com chegada de novos concorrentes. A BMW sempre persegue o crescimento, mas ele precisa ser sustentável para também não perder de vista a satisfação do cliente. Aliás, índice (de satisfação) que registrou outro recorde no ano passado, tanto em venda quanto em pós-venda.”
Por enquanto, Maru Escobedo apenas adianta para o primeiro trimestre o lançamento da nova geração X3 M50, híbrido leve com sistema de 48 Volts, e o elétrico MINI Aceman. Também revela que nos próximos dias anunciará parceria com fornecedora de energia para encaminhar infraestrutura de recarga. (AutoIndústria/Décio Costa)