Volvo Connect torna amigável o acesso aos dados do veículo

Frota & Cia

 

O Volvo Connect nasceu em 2015, como meio de oferecer o máximo de informações para clientes transformando dados em linguagem dos motoristas. A partir daí informações de performance, consumo, combustíveis e pneus evoluíram para uma plataforma mais robusta, que gerencia veículos, reboques e muitos outros ativos para fins de gestão.

 

“O Volvo Connect serviu de base para transformar um monte de informações que o caminhão já tinha numa linguagem amigável ao transportador e possibilitar a adição de softwares que ajudam nos problemas particulares de cada operação em benefício do cliente”, diz Alexandre Hartl, gerente Comercial de Pós-venda.

 

Um bom exemplo disso é a Condução Inteligente Volvo (CIV), solução que consegue avaliar a frota e os resultados dos motoristas e seu comportamento ao volante. Isso inclui desde a segurança operacional até a economia nos custos operacionais.

 

Conhecer o comportamento de um pequeno número do motorista, aliás, pode ser crucial para a performance da frota. “Alguns aceleram muito, freiam bruscamente, operam em alta velocidade e isso tem seu preço, tanto em segurança, economia e valor de revenda”, diz Hartl.

 

Economia de combustível

 

Corrigir é uma obrigação, pois alguns poucos condutores podem puxam para baixo a eficiência de uma frota inteira. “Não é raro registrar, depois dos controles e treinamentos, uma economia de 10% de combustível, o que é muito representativo numa frota de centenas até milhares de caminhões”.

 

O  permite ter a frota na mão de uma maneira personalizada. Alguns itens podem ser interessantes para algumas operações e outras não, de maneira a se adequar à aplicação. “Já tivemos casos de empresas que chegaram a economizar mais de 15% de combustível”, lembra Hartl.

 

Hoje, não se negocia mais apenas o caminhão, mas um pacote de serviços que inclui desde os planos de manutenção à gestão da frota. “De cada 10 caminhões vendidos, nada menos que 9 são conectados”, diz ele. No Brasil nos últimos quatro anos 19 mil caminhões conectados foram comercializados e destes 7,5 mil tem o CIV.

 

A conectividade de dados na nuvem, cuja atualização ocorre a cada parada, alimenta a telemetria e os horários vão sendo realinhados, permitindo readequar a configuração do veículo. Os dados disponibilizados hoje dizem respeito na sua maioria à performance do veículo e comportamento do motorista, levando em conta o consumo de peças e serviços e à própria segurança operacional. “Desde seu lançamento o Volvo Connect tem evoluído até atingir um grau de operação totalmente amigável”, diz.

 

Hardware de fábrica

 

A linha F, por exemplo, já sai de fábrica com hardware Ouro embutido, além do iSee pré-mapeado disponível. É a inteligência artificial dizendo como o motorista deve dirigir à frente para conseguir a melhor performance e o melhor resultado.

 

Em curvas o sistema consegue atuar sobre a redução de marcha e na retomada de velocidade com a maior segurança. O serviço vem se aprimorando cada vez mais com toda essa tecnologia embarcada. E a chegada do 5G, por sua vez, deve ajudar ainda mais, assegura Alexandre.

 

O histórico de manutenção e performance, por sua vez, também ajuda no incremento do valor de revenda, já que o comprador tem a certeza de que o veículo foi bem tratado ao longo da vida. “Mais do que isso, o cliente pode até selecionar os itens de maior interesse para conferir e aqueles que não lhe importam tanto. É uma particularidade de cada tipo de operação”, completa o representante da Volvo.

 

Impacto no seguro

 

Durante a Fenatran 2024, a Volvo Serviços Financeiros lançou o Seguro Conectado Volvo, que oferece uma economia significativa no valor do seguro para os transportadores que utilizam os planos de serviço da marca e a Condução Inteligente Volvo (CIV), solução que aumenta a segurança e a disponibilidade dos caminhões. Para José Olimpio, vice-presidente de Vendas da VFS, a economia no custo do seguro pode chegar a 30% ao longo do tempo. O Seguro Conectado é uma inovação da marca no segmento, pois integra tecnologia embarcada nos caminhões, conectividade e os próprios planos de serviço. “Acompanhando a performance de operação dos veículos do cliente, conseguimos customizar a oferta de coberturas de seguro. Isso vale tanto para um único caminhão como para frotas, permitindo aos transportadores potencializarem suas operações, com tecnologias de ponta e o suporte robusto da marca”, explica Olimpio. (Frota & Cia/Pedro Bartholomeu)