Portal Technibus
A Soha é uma empresa especializada em software e hardware, que desenvolve projetos envolvendo construção de plataformas, aplicativos, infraestrutura cloud, banco de dados, comunicação e produção de equipamentos. No segmento de ônibus e transporte, a Soha se destaca por uma parceria com a Marcopolo, que resultou no DutoSmart, um sistema de equalização de temperatura.
O projeto, que é exclusivo para a Marcopolo, é uma solução que permite a homogeneização da temperatura interna do ônibus em tempo real. Por características inerentes à engenharia estrutural do ônibus, ou mesmo exposição de algum lado do veículo ao sol durante uma viagem, pode ocorrer uma diferença de temperatura no salão. Mesmo que a distribuição de ar seja igual em todo salão, essas características ora citadas acabam gerando uma diferença de temperatura.
A solução atua internamente no duto do ar condicionado, mantendo a temperatura homogênea, compensando as variações de carga térmica ao longo da viagem. O sistema, que agora já é opcional da nova família Paradiso G8, foi apresentado na Lat.Bus 2024.
Outro produto no portfólio da Soha, é o Saving, uma solução de segurança embarcada para controle de ocupação e uso de cinto de segurança. O sistema é de fácil adaptação na frota, sendo uma solução plug-and-play, em que é necessário apenas fixá-lo embaixo da poltrona, onde, sem contato, detecta o passageiro. Além disso, a comunicação entre os módulos da solução é wireless, diminuindo consideravelmente o número de fios e facilitando a implantação.
No painel, por meio de um display, o mapa do ônibus é apresentado para o motorista, informando quais poltronas estão ocupadas (sem e com cinto de segurança afivelado). E, ao mesmo tempo que é apresentado ao motorista a informação de ocupação, essa informação é sincronizada com Cloud do Saving, com dados de geolocalização e velocidade em tempo real. Por meio de um Dashboard, a garagem consegue acompanhar o veículo em tempo real, e além dos dados do saving, ter os dados de rastreamento. E, além disso, é disponibilizado API para integração com sistemas de vendas de passagem.
“Como o produto foi pensado para instalar numa frota rodante, recebemos demandas de clientes finais das montadoras. Estamos iniciando a divulgação do produto e acreditamos que haverá uma grande procura pela solução, uma vez que ela unifica alguns atributos importantes na operação, como: segurança da operação, controle de ocupação, informação em tempo real e além de ter praticidade de instalação”, conta Felipe Foliatti, cientista da computação e um dos fundadores da empresa.
Para o segmento de cargas, o Roteiriza.ai é uma plataforma que traz alguns atributos importantes, como fácil integração com WMS, multiusuários para o ambiente de trabalho, algoritmo de roteirização desenvolvido pela Soha utilizando IA (inteligência artificial), integração nativa com rastreador, confrontando as rotas realizadas com as planejadas, aplicativo de gestão de entrega e uma solução modular.
“Nós, como empresa de tecnologia, estamos sempre conectados às principais tendências de mercado e, recentemente, a IA se mostrou com muito potencial. Acreditamos que nos próximos anos o setor do transporte vai entrar nessa tendência, utilizando a IA para um controle mais efetivo do rendimento e operação da frota, tais como monitoramento de chassis, manutenção preditiva e economia de combustível”, comenta Felipe Foliatti.
Entre os clientes da Soha estão: Viação Ouro e Prata, Marcopolo, Diferpan, Distribuidora Lopes, Cutrale, Datamars, BrSupply, Grendene, Neubauer, Macrosul, OlaMed. “Temos mais de 1.000 veículos monitorados e mais de 100 projetos entregues”, informa Foliatti. (Portal Technibus/Marcia Pinna)