AutoIndústria
Como é tradicional no setor, o mercado de veículos leves apresenta retração de 45,5% no comparativo da primeira quinzena de janeiro em relação ao mesmo período de dezembro. Já em relação aos primeiros 15 dias do mesmo mês de 2024, verifica-se alta de 1,87%, o que sinaliza que o setor começou 2025 com desempenho positivo.
De acordo com dados da Plataforma AutoDash Bright Consulting, foram 68.851 emplacamentos durante os 10 dias úteis da primeira quinzena deste mês, ante total de 67.586 também em 10 dias úteis de idêntico período do ano passado.
O interessante, segundo a consultoria, é que o varejo teve alta de 8,3% no mesmo comparativo, com 44.175 e 40.781 unidades, respectivamente.
Já as vendas diretas caíram 8% frente ao registrado há um ano, de 26,8 mil para 24,7 mil unidades. Representaram 35,84% do mercado de leves, abaixo dos 46,17% registrados em dezembro e também dos 39,66% do mesmo período de 2024.
“A queda reflete uma desaceleração no volume de vendas para locadoras, que tradicionalmente têm maior peso no último trimestre do ano”, explica a Bright Consultiing.
A consultoria prevê um crescimento de 6% para o volume anual total de vendas de automóveis e comerciais leves em 2025, com 2,64 milhões de unidades.
A média diária de venda em janeiro é de 6.885, ante os 12.638 veículos da primeira quinzena de dezembro.
Nos primeiros 15 dias do ano, a Fiat ampliou participação de 21,16% em dezembro para 22,98% em janeiro, “impulsionado pelos modelos Pulse e Fastback, que trazem versões com a tecnologia MHEV.
Também a General Motors ampliou fatia no mercado, de 12,85% para 13,44%, mantendo forte desempenho com modelos como Onix e Tracker. Já a Volkswagen teve queda significativa de participação, de 18,40% para 12,48%, impactada pela redução das vendas diretas do Polo, bastante direcionadas a locadoras durante o último trimestre de 2025.
Com relação aos modelos eletrificados, foram emplacados 6.937 veículos eletrificados na primeira quinzena, com 10,1% de participação. O desempenho é 29,2% inferior ao da primeira quinzena de dezembro, mas indica alta de 17,7% frente aos 5.895 do mesmo período de 2024.
As marcas chinesas representaram 8,5% das vendas em janeiro, acima dos 7,36% de dezembro. (AutoIndústria)