Fiat aprimora performance de Scudo e Fiorino com novos motores

Motor Mais

 

A Fiat começa o ano com atualizações importantes em sua linha de veículos comerciais, segmento em que a marca é líder e referência no Brasil. Com as mudanças, o objetivo é melhorar ainda mais o custo-benefício de Scudo e Fiorino, proporcionando maior economia e performance.

 

Fiat Scudo: máxima performance, produtividade, conforto e robustez

 

O Scudo passa a ser equipado com o novo motor 2.2 Turbodiesel, que entrega 150 cv e 370 Nm de torque, o que representam 30 cv a mais e 23,2% de aumento no torque. As mudanças tornam o furgão ainda mais competitivo para seguir na liderança do mercado, que ocupa desde que foi lançado e por dois anos consecutivos, fechando 2024 com mais de 34,9% de participação em sua categoria.

 

Com o novo conjunto, o Scudo obteve melhorias importantes no consumo e os números chegam a 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, ficando 4,2% e 15,1% mais econômico, respectivamente, o que torna os custos operacionais do modelo ainda melhores, um fator determinante neste segmento. Ainda assim, a nova motorização aprimorou a performance do Scudo, que agora faz as retomadas de 60 a 100 km/h em 7,5 segundos e de 80 a 100 km/h em 10,9 segundos, com melhorias de 2 segundos em média. As mudanças mantêm a ótima dirigibilidade, além da praticidade de ser conduzido por pessoas habilitadas com a CNH de categoria B/

 

O modelo manteve sua ótima capacidade de carga de até 1,5 tonelada, com um comprimento de 5,3 m, 6,1 m³ de volume e 1,97 m de altura, uma configuração que permite a agilidade necessária no ambiente urbano, acessando lugares que veículos maiores não conseguem e contando com a inteligência da porta traseira dupla, com abertura de 180 graus, além da porta lateral deslizante, que facilitam o momento de carga e descarga.

 

Renovado no segundo semestre do ano passado, o Scudo permanece com a aparência que torna o modelo um sucesso no mercado, mantendo o pacote que inclui novos para-choques frontais, faróis reformulados e uma grade do radiador redesenhada. No interior, o grande foco é a ergonomia, oferecendo ao condutor maior conforto, sendo equipado com direção elétrica, limitador de velocidade e do controlador de cruzeiro, além do quadro de instrumentos totalmente digital e personalizável.

 

O Fiat Scudo estará em breve nas concessionárias com as opções Cargo e Multi.

 

Fiat Fiorino: performance, economia, funcionalidade e segurança

 

O Fiorino recebe o novo motor 1.3 flex com até 107 cv de potência e 134 Nm de torque quando abastecido com etanol, ganhando 31 cv e 11,67% de torque adicional. Importante métrica para o uso de veículos como o Fiorino, o consumo de combustível está ainda melhor com a nova motorização. Com 8.7 km/l no ciclo urbano (etanol), os ganhos são de 7,27%, e no ciclo rodoviário a medição é de 9.6 km/l (etanol), sendo 14,56% mais eficiente.

 

As novidades reforçam ainda mais o protagonismo do utilitário que é um sucesso no Brasil por mais de uma década, sendo líder da categoria por 11 anos consecutivos. Em 2024, o Fiorino liderou o mercado total de vans com mais de 20 mil unidades vendidas e cerca de 28% de participação, liderando também entre as vans pequenas com mais de 77% de segment share.

 

Em adicional aos números entregues pelo novo conjunto, o Fiorino ganhou direção elétrica, sensor de temperatura externa e sensor de monitoramento da pressão dos pneus. O modelo segue equipado com ar-condicionado, sistema de travas e vidros elétricos de série, em um interior projetado sob o ponto de vista de ergonomia e conforto, oferecendo mais de 18,5 litros de espaço em porta-objetos.

 

A capacidade de carga é de até 650 kg, com 3,3 m³ de volume e as portas com abertura de até 180 graus, que facilitam o carregamento. Para transportar diferentes objetos em segurança, o Fiorino é equipado com controle de estabilidade, alerta de frenagem de emergência e assistente de rampa, além do sensor de monitoramento da pressão dos pneus.

 

O Fiat Fiorino estará em breve nas concessionárias na versão Endurance. (Motor Mais)