Areia de fundição da Scania é transformada em argamassa

Frota & Cia

 

Com o objetivo de transformar 20.000 toneladas de areia usada na fundição da Scania em argamassa, ao invés de simplesmente serem destinadas a um aterro, a produtora de materiais de construção Weber Saint-Gobain utilizará o insumo em substituição proporcional ao uso do material virgem para ampliar a circularidade em ambas as empresas.

 

Como os produtos da Weber são compostos, principalmente, de agregados naturais, como areia virgem e cascalho, recursos que são acessíveis, mas finitos, a empresa dedicou muitos anos à busca de substitutos para areia virgem para estabelecer uma economia mais circular e diminuir o impacto ambiental.

 

A partir de agora, a areia usada da fundição da Scania será transportada para a fabricação de argamassa em vez de aterro. “Ser eficiente com os recursos limitados que temos na Terra e prolongar sua vida útil é uma maneira de diminuir o impacto no meio ambiente. Reutilizar as grandes quantidades de areia usadas na fundição de componentes do motor é uma das muitas ações que permitem que a Scania permaneça na direção da transição para transportes sustentáveis”, diz Fredrik Nilzén, Chefe de Sustentabilidade da Scania.

 

Os transportes já começaram e, em 2025, cerca de 20.000 toneladas de areia serão transportadas pelos 150 quilômetros entre a Scania, em Södertälje, e a Weber Saint-Gobain, em Vingåker, na Suécia, o equivalente a três caminhões totalmente carregados diariamente. Todos os transportes são cargas de retorno de Estocolmo, tendo um impacto climático positivo, pois os caminhões retornariam vazios.

 

A cooperação significa que menos areia virgem precisa ser extraída. O impacto ambiental positivo é imediato. “Com a areia da Scania, diminuímos o uso de areia virgem em 30%, e o potencial é ainda maior. A ambição é ter substituído toda a areia virgem em nossos produtos por agregados alternativos até 2035”, diz Anders Anderberg, diretor de P&D da Weber Saint-Gobain. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)