Randon Smart monitora carretas em tempo real

Frota & Cia 

 

Há exatos 75 anos, a Randon é associada à fabricação de implementos rodoviários. Para chegar à quarta posição entre os produtores mundiais, a marca nunca descuidou dos investimentos em tecnologia.

 

Os desenvolvimentos em telemetria começaram em 2019 e se tornaram um diferencial para seus clientes. Hoje a Randoncorp é muito mais que uma implementadora. A comercialização de semirreboques não representa mais que 30% do faturamento do Grupo, enquanto o quinhão das autopeças chega a 62%.

 

Sinônimo de modernidade na empresa agora é o Randon Smart, uma plataforma própria com sistemas de telemetria que permite gerenciar e controlar em tempo real todas as funcionalidades dos implementos.

 

“Na Fenatran 2024 lançamos mais um serviço importante ao pacote, a balança automática que alerta qualquer sobrecarga”, diz Júlio Becker, diretor de Negócio Randon. É um auxílio e tanto para o transportador se afastar das multas, que passam a atingir empresas de transporte e seus motoristas.

 

Alarme de emergência

 

Outro serviço de grande importância do Randon Smart é o alarme de emergência que é acionado quando um pneu se afasta do semirreboque. Uma solução de rápida detecção do problema e que possibilidade grande agilidade na reação.

 

Para tanto, a inovação conta com dezenas de sensores instalados no equipamento, que informam com precisão, por exemplo, a pressão de cada pneu da carreta. Até então, era quase impossível fazer esse controle de forma individualizada, pela característica do componente rodar com cavalos diferentes.

 

O Randon Smart possibilita controlar a quilometragem rodada e até o georreferenciamento, para delimitar zonas de interesse entre pontos de carga e descarga. Trata-se de uma ajuda e tanto à gestão das empresas de transporte e operadores logísticos, bem como às operações de leasing e seguros diferenciados. O Randon Smart também colabora com o mercado de caminhões autônomos e semiautônomos em operações inbound ou portuárias já em experiência no Brasil.

 

Outra inovação é o sistema Isis Randon, que permite gerenciar e controlar todas as funcionalidades dos implementos em tempo real. Já o semirreboque equipado com eixo elétrico desenvolvido pela empresa e apresentado na Fenatran 2024.

 

“Nosso sistema inteligente com o Kers (freio regenerativo) permite redução de 10 a 25% no consumo de diesel do cavalo mecânico e aumento de 4 até 6 toneladas de carga líquida”, garante o diretor. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)