Financiamento de veículos cresce 20,4% em 2024

Motor Mais

 

As vendas financiadas de veículos totalizaram 7,2 milhões de unidades no acumulado de 2024, com alta de 20,4% em relação ao ano anterior, segundo dados da B3. O resultado equivale a um incremento de 1,22 milhão de unidades, entre novas e usadas, incluindo autos leves, pesados e motos em todo o país.

 

Somente em dezembro, o volume total de financiamentos aumentou 7,3% no comparativo anual, alcançando 614 mil unidades – o melhor resultado visto no último mês do ano desde dezembro de 2014, quanto ficou em 625 mil unidades.

 

No segmento de autos e comerciais leves, os financiamentos avançaram 19% no ano passado, frente a 2023. Na mesma base comparativa, houve crescimento de 13,8% nas operações envolvendo veículos pesados e 25% nas de motos.

 

Considerando apenas o mês de dezembro, os financiamentos de autos e comerciais leves apresentaram alta de 5,5% em relação ao igual período de 2023. Pelo mesmo critério, o segmento de pesados registrou aumento de 12,2% e o de motos, de 12,4%.

 

“Os resultados de 2024 confirmam um ano bastante positivo, com acréscimo de 1,2 milhão de veículos financiados em relação a 2023. Esta é a melhor marca desde 2011, quando atingimos 7,7 milhões de unidades”, afirma Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3. “Fatores econômicos, como o aquecimento das vendas de veículos no varejo, bom desempenho do mercado de trabalho, aumento na concessão de crédito – especialmente com garantia – e indicadores de inadimplência estáveis contribuíram para a evolução do setor no ano passado.”

 

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional. (Motor Mais)