Renegade, Compass e Commander ficaram mais fracos em 2025

Motor 1

 

Com a virada do ano, entrou em vigor já em 1º de janeiro o Proconve L8. O conjunto de regras de emissões está mais restritivo e todos os veículos fabricados no Brasil a partir desta data precisam obedecer aos novos parâmetros. Os resultados já começam aparecer, pois o site da Jeep já está exibindo novos valores de potência para o 1.3 turbo flex T270 utilizado pela marca.

 

Na Jeep, este motor é utilizado pelo Renegade, pelo Compass e pelo Commander. Nos três casos, divulga-se 176 cv como a potência oficial para os SUVs. O Motor1.com Brasil entrou em contato com a Stellantis para averiguar as informações completas e confirmou o novo número que é válido para os veículos da Jeep fabricados a partir de 1 de janeiro de 2025.

 

Aqui vale ressaltar que, de acordo com a Jeep, o novo valor de 176 cv de potência passa a ser o mesmo independente se o veículo estiver utilizando gasolina ou etanol no tanque. Por outro lado, o torque de 27,5 kgfm manteve-se o mesmo do modelo 2024 com qualquer combustível.

 

Até o ano passado, o mesmo 1.3 turbo flex T270 entregava 185 cv de potência com etanol ou 180 cv com gasolina. Para o etanol, a queda foi de 9 cv, ou de 4 cv para a gasolina. A Jeep não informou se houve alteração na rotação de pico de potência ou de torque, que eram de 5.750 rpm e 1.750 rpm, respectivamente.

 

Motor 2.0 turbo a gasolina não sofreu alterações

 

Enquanto as mudanças do motor 1.3 turbo flex atingem todas as configurações do Renegade, pegaram apenas uma parte das opções de Compass e Commander. Uma das novidades da linha 2025 revelada no ano passado foi a introdução do propulsor 2.0 turbo a gasolina Hurricane 4 para as versões mais caras dos 2 SUVs. Ele continua entregando os mesmos 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque em ambos os casos. (Motor 1/Thiago Moreno)