Frota & Cia
O mercado brasileiro de caminhões encerrou o ano de 2024 com uma evolução de 17,41% no volume de licenciamentos na comparação com o ano anterior. No total, foram emplacadas exatas 122.099 unidades, ante 103.994 caminhões contabilizados no ano de 2023, de acordo com a Fenabrave, que reúne os distribuidores de veículos.
“A excelente performance das vendas de caminhões é resultado do bom momento do agronegócio, em 2024, associado à plena assimilação da tecnologia Euro 6 por parte dos transportadores” explica Marcelo Franciulli, diretor Executivo da entidade
Mercado de ônibus
Do lado do mercado de ônibus, o cenário foi ainda melhor, ao saltar de 24.621unidades licenciadas em 2023 para 27.675 chassis emplacados no ano passado. O quadro mostra uma evolução de 16,45%, na comparação dos dois períodos.
“O mercado de ônibus foi bastante beneficiado pelo Programa Caminho da Escola, que respondeu pela entrega de 8 mil veículos no ano, como parte das 16 mil unidades licitadas pelo governo federal, entre outros motivos“, diz Franciulli.
Já em relação aos implementos rodoviários (reboques e semirreboques), o mercado acusou uma retração de 1,89%, com 88.661 unidades emplacadas no ano passado versus 90.365 registradas em 2023.
Projeções
Para o ano em curso, as projeções são igualmente animadoras. Nas contas da Fenabrave o mercado de caminhões pode alcançar a marca de 127,5 mil unidades, o que representaria uma alta de 4,5% em relação a 2024. Já os ônibus devem avançar ainda mais, com crescimento de 6% e 29,3 mil licenciadas.
“Apesar do cenário fiscal incerto e do aumento projetado dos juros em 2025, entre outras incertezas, o impacto nas vendas de caminhões e ônibus não deverá ser expressivo, o que explica as previsões positivas para o ano em curso“, justifica Arcelio Junior, novo presidente da Fenabrave para o triênio 2025-2027. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz e José Augusto Ferraz)