Truck & Bus Builder América do Sul
A venda de veículos comerciais registrou queda de 9,3% em 2024, em relação ao ano anterior, com a comercialização de 14.267 veículos, contra 15.723 unidades de 2023. Segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile) foram 12.203 caminhões e 2.064 ônibus.
De acordo com a entidade, a fraca confiança dos empresários, as baixas taxas de investimento e a lenta aprovação de novos projetos influenciaram no desempenho do mercado que precisa de novas, eficientes e modernas fábricas para um transporte mais desenvolvido e forte.
Em caminhões, as vendas em 2024 ficaram 3,5% abaixo do ano anterior, com 12.203 veículos, em comparação com as 12.650 unidades de 2023. Apesar disso, dezembro registrou crescimento de 7,3%, com 1.282 unidades, contra 1.195 do mesmo mês do ano anterior.
Em ônibus, o desempenho foi bem inferior, com apenas 2.064 unidades, 32,8% abaixo dos 3.073 veículos de 2023, e apenas melhor do que 2021, quando foram vendidos 1.868 ônibus. Ainda segundo a ANAC, o resultado ruim está associado à menor renovação do sistema RED Movilidad de transporte coletivo urbano de Santiago. Excluindo-se os veículos adquiridos para o Red Movilidad em 2024, o mercado ficou praticamente estável, com retração de apenas 0,9%, com 1.683 unidades em 2024, contra 1,698 unidades do ano anterior. Em 2023, os sistemas RED e demais regionais totalizaram 1.375 novos ônibus. No ano passado, foram adquiridas apenas 381 unidades.
Para 2025, a expectativa da ANAC é de crescimento no mercado de veículos comerciais, tanto em caminhões quanto em ônibus. Segundo dados da FORECAST Consultores, em caminhões, a previsão é de aumento de 13,5%, com cerca de 13.850 unidades. Em ônibus, espera-se uma retomada na renovação de frota, mas não deverá atingir os volumes de 2022 e 2023.
Entre as marcas, a Mercedes-Benz liderou com folga o mercado de caminhões, com 1.768 veículos e 14,5% de participação, seguida pela Volvo, com 1.301 unidades (10,7%), pela Chevrolet, com 1.284 veículos (10,5% de participação) e pela Volkswagen, que terminou o ano com 1.129 unidades (9,3%) e um dos maiores índices de crescimento, sobretudo no segmento de pesados.
Em ônibus, a liderança também foi da Mercedes-Benz, com 467 unidades e 22,6% de participação, seguida pela Foton, com 303 veículos (14,7%), pela Scania, com 229 unidades (11,1%), e pela Volvo, com 214 veículos e 10,4% de participação. (Truck & Bus Builder América do Sul)