Jornal do Carro
As novidades programadas para estrear no Brasil em 2025 vão muito além dos híbridos flexíveis nacionais ( confira reportagem na página D1). Marcas estrangeiras, como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo, por exemplo, também preparam vários lançamentos.
Da Audi, a ofensiva inclui 20 novidades globais até 2026. E muitas delas chegarão ao Brasil, como a nova geração do Q5 ( veja mais á direita). Rival de BMW X3 e Mercedes-Benz GLC, o SUV tem desenho moderno e várias tecnologias, como os faróis de LEDs Matrix de formato mais afilado.
O novo X3 traz visual repaginado, mas ainda lembrando o do antecessor, principalmente o desenho das lanternas. Na dianteira, há novos faróis e a famosa grade em forma de duplo rim, que pode ter o contorno iluminado, como em outros carros recentes da marca.
O Mercedes-AMG GT, que também está confirmado para o País, tem desenho atualizado, mas mantém o estilo marcado pelo capô longo e a cabine curta. Na versão híbrida plug-in há um bocal de carregamento das baterias atrás, logo abaixo da lanterna esquerda.
O sistema T-Hybrid do Porsche 911 Hybrid é uma obra prima da engenharia. O motor elétrico instalado entre o compressor e o rotor da turbina permite acelerar instantaneamente o turbocompressor, de modo a diminuir o chamado turbolag. A outra unidade elétrica que fica no câmbio PDK dá fôlego extra ao motor boxer turbinado, agora de 3,6 litros.
O EX90 traz, entre as várias soluções eletrônicas, um “cérebro digital” capaz de “aprender” e sugerir ações ao motorista voltadas ao conforto e segurança. (Jornal do Carro/Raphael Panaro)