Jornal do Carro
A GAC oficializou o início de suas operações no Brasil nesta quinta-feira (5), em São Paulo. Segundo executivos da fabricante chinesa, a aposta no País inclui novos sistemas de propulsão. Ou seja, incluindo motores flex, conjuntos híbridos flex e 100% elétricos. Para isso, a empresa fez parecerias com universidades brasileiras e promete investir R$ 120 milhões nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
Segundo o presidente da GAC Internacional, Wei Haigang, a empresa vai apostar em tecnologias que, de acordo com ele, vão promover “uma revolução na indústria automotiva brasileira”. “O Brasil é prioridade para a GAC”, diz o CEO da empresa no País, Alex Zhou. Recentemente, a companhia anunciou que vai investir cerca de R$ 5,8 bilhões na operação brasileira nos próximos cinco anos.
Conforme a empresa, o objetivo é ser a primeira fabricante chinesa a ter uma linha de produção completa, bem como um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Como resultado, a empresa pretende fabricar carros com motores a combustão, híbridos e 100% elétricos no País. Inicialmente, a previsão é de que as vendas comecem em 2025. Porém, a data não foi revelada.
GAC mira universidades e quer ser referência chinesa
Assim, o projeto envolve a participação das universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Bem como da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Conforme a GAC, essas instituições de ensino são referência nas áreas de engenharia elétrica, mecânica e automotiva. Segundo a GAC, o acordo de cooperação tem validade de cinco anos.
Dessa forma, o centro de P&D da GAC no Brasil deverá atender a região da América Latina. Atualmente, a marca mantém um instituto de pesquisa na China, fruto de investimentos de cerca de R$ 25 bilhões. Nessa unidade, atuam mais de 5 mil especialistas de 15 países. Além disso, a empresa mantém parcerias estratégicas focadas no mercado asiático e produz veículos de marcas como Honda e Toyota. Além disso, na semana passada a GAC e a Huawei anunciaram a criação de uma nova marca de veículos.
“As parcerias com as instituições brasileiras fortalecerão nossa rede internacional de P&D, que inclui mais de 32 países no Ocidente”, diz Wei Haigang. De acordo com o presidente da GAC Internacional, o objetivo da empresa é produzir 1 milhão de veículos com tecnologias que visam a redução das emissões no mundo. Porém, o executivo não especificou quando isso deve ocorrer.
Quando a GAC começa a vender carros no Brasil?
Conforme a montadora, as vendas no País começam no primeiro trimestre de 2025, de início com os carros importados da China – tal como BYD, GWM e demais chinesas. Serão 7 modelos, sendo 5 deles no primeiro semestre e 2 na segunda metade do ano que vem. Três desses lançamentos já estão homologados pela marca. Tem mais: na China, a empresa tem três marcas, conforme o tipo de produto. Mas, no Brasil, será tudo GAC.
Conforme os executivos da montadora, o objetivo é produzir 50 mil carros por ano em 2027, quando operação estiver a pleno vapor. A produção está prevista para começar no fim de 2026. Além disso, a GAC não tem e nem vai desenvolver híbridos leves, embora esta seja a tecnologia considerada a mais promissora no Brasil em relação a altos volumes de vendas.
Na China, a GAC foi a 5ª maior produtora de veículos no último ano. Foram 2,52 milhões de modelos no total. Além disso, o número de funcionários da empresa impressiona: são 110 mil colaboradores. Por enquanto, não há confirmação de quais carros da marca do grupo virão ao Brasil. Uma das apostas é o SUV elétrico Aion Y Plus, já flagrado em testes no País. O modelo, aliás, é um dos candidatos a ganhar produção nacional nos próximos anos.
O crossover elétrico tem motor de 136 cavalos e 23 mkgf de torque, e mede 4,53 m de comprimento – é um pouco maior que o Toyota Corolla Cross. Já a bateria de 63 kWh fornece autonomia de 490 km no ciclo chinês (CLTC). Além do Aion Y Plus, o grupo chinês tem produtos como os sedãs Empow e GA4, por exemplo. E os SUVs GS3, GS5, GS8 e Emcko. O mais recente lançamento da GAC é o Aion V. O SUV foi o destaque da marca no Salão de Paris deste ano. (Jornal do Carro/Tião Oliveira)