Portal Vrum
A Citroën ainda nem finalizou o lançamento dos modelos do projeto C-Cubed, mas já planeja mudanças relevantes em três de seus modelos mais recentes: o Basalt, que será lançado no próximo mês, o C3 Aircross, lançado no final do ano passado, e o C3 hatch, cuja terceira geração foi apresentada em agosto de 2022.
Segundo informações do jornalista João Brigato, do Auto+, fontes ligadas à montadora informaram que boas mudanças estão a caminho. A principal é o motor, que ganhará versões com o motor Firefly 1.3 aspirado de quatro cilindros, com 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque (gasolina/etanol).
Tanto os SUVs quanto o hatch receberão essa motorização, parte de uma estratégia para aumentar as vendas. Com isso, os preços devem diminuir, atraindo consumidores que ainda têm receio dos motores turbo de três cilindros. A motorização 1.3 estará disponível com câmbio manual de cinco marchas ou CVT, que simula sete marchas.
Esse propulsor já equipa outros veículos da Stellantis, como Fiat Argo, Cronos, Pulse e Strada. Além disso, o C3 Aircross pode atrair frotistas, como taxistas, por ser um motor mais simples de manter, competindo diretamente com o Chevrolet Spin. O site também informa que Basalt, C3 e Aircross devem ganhar uma versão eletrificada parcial com esse motor, tendo a potência ligeiramente maior.
Essas novas motorizações devem ser lançadas no segundo semestre de 2025, começando pelo Aircross, seguido pelo C3 hatch e, por último, o Basalt, conforme apurado pelo Auto+.
No caso do C3 hatch, a nova motorização visa reduzir a disparidade de preço entre a versão topo de linha com motor 1.0, Feel, que custa R$ 87.590, e a nova versão You! com motor 1.0 turbo de R$ 99.990.
Além das novidades mecânicas, também estão previstas mudanças visuais. O C3 hatch será o primeiro a receber ajustes no design, inspirado na versão europeia, com retoques discretos, programados para o segundo trimestre de 2026.
O Aircross também receberá atualizações visuais, talvez inspirado também na versão europeia, enquanto o Basalt passará por uma reestilização no segundo trimestre de 2027. Importante lembrar que o SUV cupê, Basalt, ainda nem foi apresentado. (Portal Vrum/Luiz Forelli)