Volkswagen renova Meteor e apresenta novo Constellation para ganhar força em extrapesados

Transporte Moderno

 

Desde o lançamento do Meteor, em setembro de 2020, a Volkswagen Caminhões e Ônibus foca em acelerar a sua presença no segmento de extrapesados. A fatia da empresa saltou de 5% para 12% no acumulado dos primeiros oito meses de 2024. Em julho e agosto, esse percentual atingiu 18%, permitindo que a Volkswagen conquistasse, pela primeira vez, a terceira posição no ranking de vendas, atrás apenas da Volvo e da Scania.

 

Para continuar essa trajetória de crescimento, a montadora apresentou novidades em sua linha de extrapesados que serão exibidas ao público durante a Fenatran 2024, maior feira de transportes da América Latina, que ocorrerá em São Paulo, no mês de novembro. O modelo Meteor 28.480 6×2 agora conta com a nomenclatura HD (Heavy Duty), permitindo a conexão de uma carreta de quatro eixos e aumentando sua Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 53 para 58,5 toneladas. Além disso, o Meteor 28.480 6×2 e o Meteor 29.530 6X4 passaram a oferecer um retarder opcional de seis estágios, com 1.225 cv.

 

Outro destaque é o novo Constellation 4×2, que agora possui um motor de 13 litros e 480 cavalos, ideal para empresas que necessitam aumentar a velocidade em médias distâncias e que operam no transporte de cargas secas, como cegonheiros e serviços de transporte industrial.

 

O vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, destacou que a empresa já vendeu 80 unidades do novo Constellation para a Transportes Gabardo, transportadora de veículos do Rio Grande do Sul, e está em negociações para vender mais 150 unidades a outras empresa. “Uma boa parte dessa compra foi para repor a frota que está parada por causa das consequências vindas das enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul em maio”, diz.

 

Em entrevista ao portal Transporte Moderno,  proprietário da empresa, Sérgio Mário Gabardo, disse, na época que 150 caminhões da sua frota de 1 mil veículos ficaram debaixo d´água.

 

Alouche enfatiza que, além da ampliação do portfólio de produtos, a oferta de soluções de serviços e conectividade tem sido fundamental para consolidar a força de vendas da Volkswagen no competitivo segmento de extrapesados que hoje representa 43% do total de vendas de todos os caminhões do Brasil. Há 9 anos a representatividade era de 20%. Por isso, aposta em ampliar as soluções.

 

Liderança no mercado de caminhões

 

Com a atualização do Meteor e do Constellation, a VWCO apresentou novas funcionalidade em sua plataforma de conectividade Rio, o destaque é o bloqueio remoto do caminhão, em caso de roubo e desvio de rota. Comando de telemetria que antes era terceirizado.

 

As novidades apresentadas pela VWCO estão dentro do ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões que compreendem o ciclo de investimentos para o período de 2021 a 2025.

 

O avanço no segmento de extrapesados também ajudará a VWCO a manter sua liderança no mercado de caminhões como um todo. Conforme Alouche, a distância entre a companhia e seu principal concorrente, a Mercedes-Benz, tem aumentado desde 2017. Atualmente, a VWCO domina as vendas com 25%, cinco pontos percentuais à frente da Volkswagen cuja fatia é de Na contramão do mercado, Volkswagen espera aumentar em 5% suas exportações de caminhões20%. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)