Jornal do Carro
A BMW foi pioneira no mercado de carros elétricos ao longo da última década com o i3. Mas, nos últimos três anos, a marca bávara deu um salto tecnológico na linha “i”, com modelos cada vez mais poderosos em desempenho e alcance. Esse é um bom resumo para o i5 M60, a inédita versão a bateria do tradicional Série 5.
Com mais de 5 metros de comprimento e quase 3 metros de distância entre-eixos, o sedã elétrico é um dos suprassumos que se pode comprar atualmente com muito dinheiro na conta. O preço de R$ 759.950 assusta um pouco, mas, ao entrar na cabine, a sensação é de que a montadora não fez economia. O i5 é altamente tecnológico e rico.
O visual, aliás, é basicamente o mesmo do 530e M Sport, versão híbrida plug-in que custa R$ 579.950 e é montada em Araquari (SC). Para quem busca um carro capaz de encarar longas viagens, o Série 5 PHEV faz mais sentido. Afinal, o modelo roda 27,3 km por litro de gasolina segundo o Inmetro. Porém, o elétrico é mais envolvente por fora e ao volante.
Elétrico e esportivo
Um dos pontos altos do i5 é o conjunto elétrico. Embora não seja o novo M5 híbrido, com seus brutos 727 cv e 102 mkgf de torque, o sedã a bateria tem números próximos, bem como um dos maiores alcances entre os veículos elétricos no País. O pacote de baterias tem capacidade de 81,2 kWh e autonomia de 391 km com a carga completa no padrão brasileiro.
Já no ciclo global, conforme a BMW, o i5 M60 roda entre 455 km e 516 km com a bateria 100% carregada. Assim, na prática, é possível rodar muito com o modelo entre as recargas. E não há aquele “medo” de ficar no meio da rua sem carga. Aliás, o carro tem até o modo Max Range, que amplia em 25% o alcance desligando recursos como o ar-condicionado e limitando a velocidade máxima em 90 km/h.
Por falar em desempenho, o sedã vem de fábrica com dois motores elétricos síncronos, instalados um em cada eixo. A potência combinada é de 601 cv, e o torque máximo instantâneo chega a 83,6 mkgf. Com essa energia, o i5 M60 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 230 km/h. Isso mesmo com 2.305 kg.
Interior tecnológico
Embora seja pesado e grandão, o i5 roda leve, é extremamente silencioso a bordo e um exímio fazedor de curvas. Isso porque, além da suspensão adaptativa, o sedã esterça as rodas traseiras. Assim, a sensação ao volante é de controle absoluto.
Contudo, é o luxo moderno que mais impressiona. O acabamento combina, por exemplo, couro, fibra de carbono e peças translúcidas que lembram cristais.
Uma régua no meio do painel tem iluminação dinâmica e muda de cor conforme o modo de condução.
Outra atração são as telas curvas no topo do painel. O display do quadro de instrumentos tem 12,3”, e o multimídia (conectado) tem 14,9”. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)