Fábrica da Troller volta ao governo do Ceará, que já tem interessados

Motor 1

 

Nos primeiros dias de 2021, a Ford deixou de produzir veículos no Brasil, mantendo por aqui uma operação com veículos importados e centros locais de desenvolvimento. No entanto, passaram-se meses até que a montadora confirmasse qual seria o destino da marca nacional Troller, que estava sob seu julgo desde 2007.

 

Foi apenas em outubro de 2021 que a Ford selou o futuro da Troller, quando anunciou que fábrica de Horizonte (CE), de onde saíam os jipes T4 e TX4, encerraria a produção também. Desde então, a marca estadunidense já repassou sua antiga fábrica de Camaçari (BA) de volta para o estado da Bahia que, por sua vez, a entregou em um acordo com com a chinesa BYD. Agora, é possível que a linha de montagem cearense da Troller passe pelo mesmo processo.

 

Agora, a Ford emitiu um comunicado afirmando que a empresa e o Governo do Ceará assinaram um acordo para a transferência da fábrica de Horizonte para o estado:

 

A Ford informa que nesta segunda-feira, 23 de setembro, assinou junto com o Governo do Ceará um acordo de transação para a transferência ao Estado da fábrica da empresa no município de Horizonte. Com isso, a Ford e o Governo do Ceará dão um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense. A Ford agradece ao Governo do Ceará por ter permitido uma negociação em que a empresa e o Estado puderam colaborar para promover o desenvolvimento da região.

 

Linha de montagem parou há 3 anos

 

Em 11 de outubro de 2021, os modelos Troller T4 e TX4 (este com transmissão automática) tiveram sua produção encerrada na fábrica da marca. E a última unidade que simbolizou o fim de uma marca que surgiu no Ceará em 1997 é um TX4 com carroceria pintada de branco com detalhes em azul no capô, para-lamas, para-choques e teto. Com visual um pouco diferente e câmbio automático, o TX4 curiosamente teve pouco mais de um ano de mercado, já que foi lançado em janeiro de 2020.

 

Ambos tinham debaixo do capô o mesmo motor 3.2 cinco cilindros turbodiesel da Ranger, que rende 200 cv e 47,9 kgfm de torque. A tração 4×4 com comando eletrônico podia ser acionada por um seletor giratório no console, nas opções 4×2, 4×4 Low e 4×4 High, sendo esta última podendo ser acionada em velocidades de até 120 km/h. Querido entre os entusiastas de trilhas mais pesadas, os Troller ainda tinham diferencial traseiro autoblocante com sistema Trac-Lock, que transfere o torque para a roda com maior aderência e compensa variações do piso.

 

Já há interessados

 

Em agosto de 2024, a Comexport, que atua há vários anos no setor de comércio exterior, lidera projeto que envolve R$ 400 milhões em investimentos e prevê a montagem na unidade de pelo menos 6 veículos na linha de montagem de Horizonte, de onde saíam os modelos da Troller. A identidade dos modelos ainda é secreta, mas é certo que serão elétricos e híbridos.

 

De acordo com o governo do Ceará, o complexo iniciará as atividades baseado em um modelo inédito de planta automotiva no Brasil: do tipo multimarcas. Nesse sentido, serão produzidos veículos por encomenda de terceiros e de diferentes empresas. Dessa forma, fabricantes que não necessitam da estrutura completa de uma fábrica grande poderão usar uma ou mais linhas de montagem em planta já existente. (Motor 1/Thiago Moreno)