Transporte Moderno
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um financiamento de R$ 850 milhões destinado à Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos , controlada pela Simpar. O recurso será utilizado para renovar e expandir a frota de caminhões, máquinas e equipamentos fabricados no país.
Atualmente, a Vamos opera com uma frota de 50,3 mil ativos, e a nova linha de crédito permitirá a aquisição ou renovação de aproximadamente 2 mil novos equipamentos, considerando o preço médio das aquisições realizadas recentemente. Além de fortalecer a posição da empresa no mercado, essa iniciativa almeja modernizar a frota e, consequentemente, reduzir as emissões de poluentes.
Redução de emissões
De acordo com a nova norma PROCONVE 8, que entrou em vigor em janeiro de 2023, os veículos devem atender ao padrão Euro 6, o que implica uma redução de até 75% nas emissões de gases poluentes em comparação com a legislação anterior. Com essa atualização, a Vamos também contribuirá para a diminuição da idade média da frota nacional, que hoje é estimada em 12 anos, oferecendo maior segurança e eficiência nas estradas.
“Ao estimular a compra de caminhões menos poluentes, essa operação reforça o compromisso com a descarbonização, uma das missões da Nova Indústria Brasil (NIB) do governo do presidente Lula. Essa iniciativa é essencial para que o Brasil atinja uma economia verde e cumpra seus compromissos climáticos”, destacou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O financiamento será disponibilizado por meio da Linha do Finame Direto, que proporciona um fluxo operacional simplificado nas operações com o Banco. (Transporte Moderno)