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A Volvo Financial Services Brasil (VSF), divisão financeira do Grupo Volvo, vem conseguindo manter o bom desempenho dos seus negócios mesmo com a instabilidade relacionada às questões econômicas, como taxas de juros, inflação e preço das commodities agrícolas.
“Esses três aspectos têm destacado 2024 como o ano mais desafiador, pois os juros vêm se mantendo em um patamar elevado, a Selic não teve o índice reduzido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e a projeção do mercado é de alta na taxa de juros até o fim do ano. Isso acaba impactando na cadeia como um todo, desde a produção até o consumo final. E ainda temos a inflação não controlada e fora do centro da meta”, disse Valter Viapiana, diretor comercial do Banco Volvo, em entrevista exclusiva para a Technibus.
Em 2023, a divisão financeira do Grupo Volvo alcançou bom desempenho em todas as áreas de atuação. Com os R$ 6,8 bilhões de recursos liberados para novos financiamentos, montante 4,7% superior aos R$ 6,5 bilhões disponibilizados em 2022, a instituição garantiu 38% de participação nos negócios da Volvo no Brasil. E neste ano, continua dando suporte à marca, com a oferta de produtos para financiar as vendas dos seus veículos.
“Apesar dos desafios econômicos, os clientes continuam mantendo os níveis de negócio, buscando a renovação de frota e os financiamentos”, comentou Viapiana. “O Banco Volvo tem recebido uma quantidade similar de propostas de crédito para análise e as linhas de financiamentos têm 55% de participação do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e 45% do Finame.”
Em 2023, do total de veículos financiados pelo Banco Volvo, o Finame – que havia perdido a atratividade nos contratos de financiamentos – foi a modalidade que teve maior participação, com 55%, por causa da maior competitividade com a queda na Selic, e o CDC chegou a 45% de representatividade. Até 2022 o Finame representava 40% e o CDC 60%.
Na linha Finame, a participação maior é do mercado de ônibus por ser um produto mais adequado a esse setor, segundo Viapiana, principalmente no segmento de urbanos. “Mas temos clientes comprando ônibus à vista e por meio do CDC. No mercado de caminhões a maior procura é pelo CDC.”
Para o financiamento de veículos pesados, estão disponíveis no mercado três produtos do BNDES: o Finame TFB com taxa fixa, o Finame Selic, que está atrelado à variação da taxa básica de juros da economia, e o Finame TLP (taxa de juros de longo prazo), que é atrelado a uma cesta de moedas e à inflação. “O que tem mais procura é a TFB, porque já está definido quanto vai pagar ao longo do contrato, assim como o CDC, e isso dá previsibilidade para os clientes”, analisou o diretor do Banco Volvo.
Do total de produtos financiado pelo Banco Volvo, os caminhões continuam com 85% de representatividade nos contratos de crédito, o restante de 15% se divide entre os créditos disponibilizados para ônibus e máquinas de construção. Em média o prazo de financiamento mais utilizado pelos clientes é de 60 meses. “No Finame, com a carência de seis meses, ele paga 54 parcelas das 60 e depois um pouco de juros do período de carência. Isso dá um fôlego aos clientes para a aquisição de implementos, no caso de caminhões, e de carrocerias, no caso de ônibus, que normalmente leva três meses para ser produzida nas encarroçadoras”, esclareceu o diretor.
Viapiana comentou que o Banco Volvo não faz campanha de oferta de taxas atrativas, pois negocia os seus contratos de forma regional, analisando individualmente cada caso. “A carteira de clientes vem se mantendo estável em R$ 22 bilhões no mercado brasileiro, como fechou 2023, o que inclui o financiamento para o cliente e para o estoque da rede de concessionária e o consórcio, e a inadimplência continua no nível controlado.”
A Volvo Financial Services também vem mantendo bom desempenho em outras áreas de atuação, como o consórcio, seguros e a locação.
Consórcio
A área de consórcio continua num ritmo bastante acelerado, com os clientes utilizando esta modalidade para a renovação de suas frotas. “O consórcio se mantém em uma posição bastante favorável neste momento”, afirmou Viapiana. Em 2023, a instituição atingiu a marca histórica na área de consórcio, com R$ 2,1 milhões de cotas vendidas, crescimento de 19% em relação ao R$ 1,7 bilhão alcançado em 2022. Em evento realizado em março deste ano, Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services América do Sul, afirmou não ter dúvida de que haverá grande surpresa com consórcio “porque é um produto que traz facilidade de planejamento para a renovação de frota”.
Seguro e Locação
O seguro continua sendo uma importante ferramenta de proteção do patrimônio para os clientes, segundo Viapiana, e é comercializado por toda a rede de concessionária Volvo no Brasil.
No ano passado a Corretora Volvo conseguiu R$ 162 milhões em novos prêmios de seguros, montante 6,6% superior aos R$ 152 milhões alcançados em 2022 e expectativa é de manter o crescimento.
Na área de locação, que teve início em 2022 com a criação da Locadora Volvo, a Volvo Financial Services vem registrando aumentos dos negócios. “Estamos notando o interesse cada vez maior dos clientes pela locação, especialmente alguns segmentos específicos como operações de cana de açúcar e reflorestamento”, revelou Viapiana. Os primeiros caminhões alugados foram para a Reiterlog.
Em 2023, a área de locação fechou com 850 ativos e o destaque nesta modalidade de operação é o setor canavieiro. Com a procura vindo de outros segmentos, a expectativa da instituição é de grande crescimento, com muitos negócios fechados pela locadora neste ano, conforme havia comentado o presidente da VFS.
Peças e Serviços
Para o financiamento de peças e serviços, modalidade que está há um ano e meio no mercado, a VFS também mantém perspectivas positivas. É uma solução que vai ajudar cliente, pois ele pode fazer a manutenção do seu veículo e financiar o pagamento das peças de reposição e o serviço”, disse Viapiana. Em 2023, a Volvo Financial Services conseguiu R$ 37 bilhões com a transação de peças e serviços e a expectativa é de um crescimento significativo a partir deste ano. (Portal Technibus/Sonia Moraes)