Quem ganha e quem perde no disputado mercado das picapes

AutoIndústria

 

A venda no segmento de picapes segue crescendo em ritmo mais acelerado do que no de automóveis, com alta no acumulado de janeiro a agosto de 16,9%, de 250,6 mil em 2023 para 292,9 mil unidades este ano. No mesmo comparativo, a procura por carros cresceu 12,6%, de 1,06 milhão para quase 1,2 milhão.

 

No levantamento divulgado mensalmente pela Fenabrave, as picapes são divididas em pequenas e grandes. No caso das compactas, são apenas duas concorrentes, a Fiat Strada e a VW Saveiro, que mantêm este ano praticamente as mesmas participações de 2023 de, respectivamente, 71,7% e 28,3%.

 

Enquanto as picapes pequenas evoluíram 18,2% este ano, de 102,8 mil para 121,6 mil unidades, as grandes tiveram demanda ampliada em 15,9%, de 147,7 mil para 171,4 mil unidades. E é nesse segmento que efetivamente a disputa em 2024 está bastante acirrada.

 

As duas primeiras colocadas no segmento das grandes, a Fiat Toro e a Toyota Hilux, perderam participação este ano. A picape da Fiat teve fatia reduzida de 23% para 20%, com 34,4 mil emplacamentos. A da marca japonesa baixou o market share de 20,5% para 18,5%, com 31,8 mil licenciamentos.

 

Quem mais ganhou no Top 5 foi a Ford Ranger, que subiu do quinto para o terceiro lugar no acumulado do ano, rebaixando as duas picapes da Chevrolet, Montana e S10. A picape da Ford teve vendas ampliadas de 11,3 mil para 18,2 mil unidades, expandindo participação de 7,6% para 10,6%.

 

Já as picapes Chevrolet perderam participação, com índices reduzidos de 13,4% para 10,3% e de 12% para 9,6%, respectivamente. Suas vendas, na mesma ordem, atingiram 17,7 mil e 16,5 mil unidades até agosto.

 

A Ram Rampage é destaque este ano, com 15,6 mil unidades comercializadas e participação de 9%, bem próxima, portanto, da S10. O modelo que começou a ser produzido em Goiana, PE, no ano passado, já ultrapassou picapes tradicionais do mercado brasileiro, com a Renault Oroch e Nissan Frontier.

 

Complementam o Top 10 das picapes grandes mais vendidas no Brasil os modelos Renault Oroch, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e VW Amarok. A Fiat Titano, lançada em março, acumula venda de 2.434 unidades, ocupando a 11ª colocação.

 

Modelo – Vendas – jan/ago 2024 – Participação

 

FIAT/TORO – 34.400 – 20,07%

TOYOTA/HILUX – 31.771 – 18,54%

FORD/RANGER – 18.231 – 10,64%

GM/MONTANA – 17.734 – 10,35%

GM/S10 – 16.449 – 9,60%

RAM/RAMPAGE – 15.569 – 9,09%

RENAULT/OROCH – 8.275 – 4,83%

MITSUBISHI/L200 – 7.504 – 4,38%

NISSAN/FRONTIER – 6.980 – 4,07%

10º VW/AMAROK – 3.582 – 2,09%

11º FIAT/TITANO – 2.434 – 1,42%

 

Total – 171.361 – 100%

(AutoIndústria/Alzira Rodrigues)