Novo Peugeot 208 chega ao Brasil custando menos que geração passada

Canal Tech

 

A Peugeot do Brasil divulgou os valores da linha 2025 do hatch compacto Peugeot 208, modelo fabricado em El Palomar (Argentina), que agora traz renovações de estilo, de mecânica e até de portfólio para custar a partir de R$ 77 mil. Os novos valores são até R$ 15 mil mais baratos do que aqueles praticados atualmente com a linha 2024.

 

Em contato do Canaltech, executivos da Peugeot apontaram apenas que os novos valores são “de lançamento”, o que pode indicar algum tipo de desconto provisório. De qualquer forma, são preços bem similares aos do 208 vendido até o fim de 2023, antes da majoração.

 

Versões e valores do Peugeot 208 2025:

 

Nova versão de entrada, traz ar-condicionado digital, sistema Hill Assist, vidros elétricos e quatro airbags de série;

 

Adiciona faróis Full LED, multimídia 10,3″, câmera de ré e teto panorâmico;

 

Primeira versão com motor T200 da Stellantis (1.0, 3 cilindros, 130 cv e 20,4 kgfm), vem também com câmbio CVT (transmissão continuamente variável simulando sete marchas);

 

Nova versão da gama, tem visual mais esportivo, recebe seis airbags e itens Adas (auxílio semi-autônomo ao condutor) como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, além de câmera de visão traseira 180°.

 

As cores disponíveis são Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, já existentes na linha 2024, além da nova Cinza Selenium. Não há informação sobre o custo das tonalidades, mas a linha atual cobra R$ 1.950 por qualquer uma, exceto o preto.

 

Para efeito de comparação, a linha 2024 do Peugeot 208 ainda poderia ser encontrada no site oficial da marca no momento da publicação deste texto com os seguintes preços:

 

Like 1.0 MT por R$ 91.990; Style 1.0 MT a R$ 97.990; Allure Turbo 200 CVT a R$ 99.990; Style Turbo 200 CVT por R$ 111.490; e Griffe Turbo 200 CVT a R$ 116.490.

 

O que muda no Peugeot 208 2025

 

A atual geração do Peugeot 208 é fabricado desde 2020 na Argentina sobre a plataforma compacta versátil CMP (Common Modular Platform) do antigo grupo PSA (Peugeot e Citroën), agora incorporado ao conglomerado da Stellantis (grupo que tem Fiat e Jeep, entre outras marcas globais).

 

Agora, a linha 2025 alinha o hatch compacto à família de design mais atual da marca francesa, com ligeira mudança no estilo de faróis e lanternas de LED, da grade frontal, mas também com a troca do emblema do “leão dando bote” por escudo mais tradicionalista, trazendo apenas a silhueta da cabeça do felino.

 

Na lateral, as rodas de 17 polegadas são diamantadas, com caixas de rodas com moldura em preto brilhante.

 

A principal alteração, porém, é mecânica, com a confirmação da retirada total do antigo motor 1.6 EC5, de origem PSA, que ainda equipava o 208 Active no começo do ano, mas que já não era mais encontrado no site oficial.

 

Esse propulsor gerava 120 cv e 15,6 kgfm máximos, com etanol, e certamente já não atendia às exigências de Inmetro e Proconve L7 para emissões de poluentes e consumo.

 

Houve também um enxugamento do total de versões, que agora são apenas 4, usando apenas os motores 1.0 da Stellantis: além do já citado T200, as versões de entrada são equipadas com o 1.0 aspirado (Firefly) de 71/75 cv e 10/10,7 kgfm (gasolina/etanol) pareado ao câmbio manual de cinco marchas.

 

Para o T200, a Peugeot fala em aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

 

Tecnologia na cabine

 

O principal destaque na cabine do Peugeot 208 segue sendo o chamado i-Cockpit que é a união de um volante de raio menor, posicionado um pouco mais abaixo do que é o padrão industrial para carros convencionais, com um painel de instrumentos também um pouco mais elevado, emulando um head up display.

 

Na linha 2025, o 208 tem de série tela central multimídia de 10 polegadas, com integração Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth sem fio, além de carregador por indução para celulares (15 W) e espelhos de cortesia nas duas posições frontais.

 

No topo, as versões Allure e GT trazem ainda sistema de entrada keyless e ar-condicionado automático e digital.

 

GT tem estilo esportivo

 

No topo da gama, a linha 2025 do Peugeot 208 ressuscitou o uso da configuração GT com o motor a combustão – até então, a versão esteve atrelada à configuração elétrica do compacto (e-208 GT).

 

Assim, o sobrenome Griffe, sempre mais ligado ao requinte, deixa de ser empregado ao menos por enquanto.

 

Com apelo esportivo, ao menos no visual, o 208 GT traz ainda um pouco mais de equipamentos de conforto e segurança: faróis Full LED com acionamento automático (inclusive do farol alto), painel de instrumentos com informações em 3D, sistema de reconhecimento e exibição de placas de velocidade, spoiler na porta traseira, além de volante revestido de couro com o emblema GT. (Canal Tech/Eugenio Augusto Brito)