Disputa no mercado de caminhões pesados é sueca e acirrada

AutoIndústria

 

Na mais representativa categoria do mercado de caminhões, com participação de 51% ao registrar 40.956 emplacamentos do total de 79.643 unidades de janeiro a agosto, a disputa de pesados é de longe entre Scania e Volvo.

 

Conforme dados da Anfavea, enquanto a primeira entregou 11.717, a segunda, somou 11.644 licenciamentos. Volume que representaram fatias de 28,6% e 28,4% nas vendas de pesados, respectivamente. A diferença chegou ao fim de agosto de apenas 73 veículos.

 

A superioridade nas vendas de pesados das suecas fica ainda mais evidente ao se observar o desempenho do restante do ranking. Na terceira colocação, a Mercedes-Benz contabilizou até agosto 6.269 emplacamentos de caminhões da categoria, pouco mais da metade do que vendeu a líder Scania nos oito primeiros meses do ano, representando 15,3% das vendas.

 

Sem a provável possibilidade de encostar nas marcas líderes, a Mercedes-Benz precisa se cuidar com a DAF, logo atrás em quarto lugar com 5.197 caminhões pesados vendidos até agosto ou 12,7% de participação nos emplacamentos da categoria.

 

O ranking encerra com a Volkswagen Caminhões e Ônibus ao somar 4.419 caminhões pesados emplacados, 10,8% das vendas no segmento, e a Iveco, com 1.694 unidades entregues, 4,1% dos licenciamentos. Aqui, vale mencionar o efeito S-Way. Com o modelo, a marca obteve crescimento na categoria de 8,2% sobre o mesmo período do ano passado. (AutoIndústria/Décio Costa)