Jornal do Carro
O radar de efeito Doppler, inicialmente testado em São Paulo e Curitiba, chegou em mais cidades ao redor do País. Este tipo de fiscalização consegue identificar até 8 infrações, como motoristas que freiam em cima do equipamento ou que trafegam acima da velocidade assim que passam pelo dispositivo.
Com cada vez mais espaço, a tecnologia já está em 24 estados. A partir de uma leitura mais abrangente das informações recebidas, o radar torna a fiscalização mais aprimorada, com melhor gestão do tráfego nos pontos em que funciona.
Como funciona o Radar Doppler
O mecanismo é capaz de detectar a velocidade dos veículos a 100 metros de distância antes do seu ponto de instalação e 50 metros depois. Isso é possível graças à tecnologia de ondas eletromagnéticas. Essas ondas se refletem no veículo em movimento e, assim, o radar identifica a velocidade na qual o carro trafega.
A partir da tecnologia Doopler, o equipamento consegue identificar quando o veículo freia “em cima” do radar ou acelera logo após passar por ele. O sistema é diferente dos radares que usam sensores de chão, que não têm a mesma capacidade de aferição.
Outros recursos
Além de flagrar o excesso de velocidade a distância, o equipamento também identifica outras irregularidades. Por exemplo, usar o celular ao volante e ocupar o banco de passageiros com mais pessoas que o permitido. Além disso, o radar com efeito Doopler identifica quem ultrapassar o semáforo vermelho, fizer conversão proibida, trafegar pela contramão e até quem parar sobre faixa de pedestres.
Em São Paulo, esses radares ficam em seis rodovias, mas número vai aumentar. As rodovias que têm o radar Doppler são: Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225) e César Augusto Sgavioli (SP-261). Por fim, há novos radares também na Irineu Penteado (SP-191) e na Assis Chateaubriand (SP-425).
Mais pontos de São Paulo receberão Radar Doppler
De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), estão em processo de licitação mais 649 radares para serem implantados no Estado de São Paulo. Do total, 536 terão reconhecimento óptico de última geração. (Jornal do Carro/Crisley Santana)