Truck & Bus Builder América do Sul
A Scania apresenta no Brasil o seu novo caminhão 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super para mineração. “O cenário da mineração no País continua promissor, os clientes estão animados e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas de caminhões. Em parceria com a Casa Scania Itaipu, concessionário Scania na região, estamos com nossas equipes prontas para fazer muitos negócios”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “O caminhão 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super tem preço muito competitivo no mercado e é uma alternativa à linha amarela. Ele oferece mais produtividade, maior velocidade média e superior economia de combustível. Além de dispor da maior capacidade de carga do mercado, com 71 toneladas de PBT. Nossas soluções de serviços, alternativas financeiras (Banco, Consórcio e Seguradora Scania) e Scania Locação estão à disposição do cliente”, diz Nucci.
“A Scania tem uma tradição muito forte no segmento fora de estrada, com diversos pioneirismos ao longo dos anos, a exemplo os primeiros 8×4 (1999) e 10×4 (2007) do mercado”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O novo 10×4 de 560 cavalos traz a nova caixa de câmbio com sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), muito mais rápida e suave, de carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior. O modelo tem longarina dupla para garantir maior robustez, 210 toneladas de capacidade máxima de tração técnica (CMT) e uma grande novidade na manutenção com intervalo de troca passando de 500 horas para 750 horas. Um aumento de 50% na disponibilidade do produto”, salienta.
“Chama muito a atenção a versatilidade deste motor de 13 litros e o alto torque (2.800Nm), que aliados à nossa potência de 560cv, a maior na gama Super, proporcionam um novo veículo espetacular para o cliente”, conta Gallao.
Há também uma grande vantagem que é o intercambiamento de peças com o modelo 8×4, que é o campeão de vendas da marca no mercado fora de estrada. “O veículo 10×4 poderá interessar muito ao cliente tradicional do 8×4, que busca uma capacidade maior de minério transportado. Não é uma substituição, muito pelo contrário, eles têm vocações diferentes. Estamos expandindo o portfólio no transporte mais pesado oferecendo o 8×4, o 560cv 10×4 e o 660cv V8 10×4”, reforça Gallao.
O 10×4 também pode ser configurado para ser teleoperado, com uma tecnologia de controle remoto para que o modelo funcione não-tripulado e atue em áreas de risco e descomissionamento de barragens na mineração. Nesta versão, ele oferece mais velocidade, maior produtividade e solução homologada de fábrica pela Scania.
O modelo chega com a incorporação de dois freios, o CRB (freio de liberação de compressão, que chegou com a gama Super em 2022 e foi lançado na gama off-road em dezembro de 2023), e o auxiliar hidráulico Scania Retarder – juntos de série. “Essa dupla impressiona os motoristas e os clientes. Somados, são 850 Kw de potência, ou 1.153 cavalos de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado”, completa Gallao. “Estamos ampliando nosso portfólio para as operações fora de estrada de tecnologia Euro 6. Outro grande anúncio é o airbag de cortina, exclusivo no mercado, que passa a ser de série a partir de agora. Ele é um grande aliado em um possível tombamento lateral ajudando o motorista a ter mais segurança na operação”, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. (Truck & Bus Builder América do Sul)