Estradão
A plataforma de e-commerce Mercado Livre alcançou o marco de 1300 veículos elétricos em serviço no Brasil. De acordo com a companhia, é a maior frota de veículos comerciais com motorização elétrica do País. A empresa divulgou a expansão da frota elétrica para promover a nova campanha “Silêncio”, que demonstra suas ações para reduzir o impacto ambiental de suas operações.
O Mercado Livre informou que sua frota elétrica no Brasil cresceu 30% neste ano em relação a 2023. A companhia utiliza os veículos em operações de primeira e última milhas. Ou seja, transportam mercadorias desde o ponto de origem dos fornecedores até os centros de distribuição. A última milha é caminho da central até o destino final para o cliente.
Atualmente, a empresa usa veículos elétricos em suas operações no Brasil, México, Colômbia e Chile. A frota chilena é a maior, com 2.800 veículos. O Mercado Livre apontou que sua frota elétrica já realizou mais de 36 milhões de entregas na América Latina desde 2020, sendo 44% delas no Brasil. Além disso, a companhia emprega 160 caminhões movidos a gás GNV e biometano, de baixa emissão.
“É tão decisiva a incorporação de veículos elétricos à nossa frota, ao mesmo tempo em que seguimos perseguindo modelos alternativos de engenharia logística de baixo carbono”, afirma Frederico Rezeck, diretor sênior de Transportes do Mercado Livre no Brasil.
Mercado Livre reduz as emissões em até 85% com frota elétrica
O Mercado Livre afirma que investir em veículos elétricos reduz o impacto ambiental das suas operações, especialmente na primeira e última milha. A plataforma de e-commerce relata que esses veículos emitem entre 50% e 85% menos CO2 em comparação aos modelos com motores a combustão. Adicionalmente, a empresa destaca o silêncio dos veículos elétricos, que é o mote de sua nova campanha.
Nesse sentido, o Mercado Livre participa de discussões sobre veículos elétricos com os setores público e privado. A companhia também divulgou que firmou uma parceria com a Newlab, uma plataforma de inovação dos Estados Unidos, para lançar o projeto Low-Carbon Logistics Stulio. A iniciativa tem objetivo de desenvolver e implementar soluções de mobilidade sustentável.
Em 2023, mais de 120 startups internacionais, com 60% provenientes da América Latina, participaram de uma convocatória do Mercado Livre para desenvolver tecnologias de baixa emissão de CO2 voltadas para a última milha. Atualmente, a companhia destaca que realiza uma série de projetos pilotos no Brasil, no México e no Uruguai. Esses projetos incluem ações de micromobilidade, hibridização, otimização da infraestrutura de carregamento de baterias e logística com modais alternativos.
“Após anos de trabalho mais interno com parceiros e fornecedores, estamos iniciando um diálogo público mais aberto, incluindo esta campanha publicitária. Reconhecemos que enfrentamos muitos desafios coletivos para promover soluções cada vez mais acessíveis e escaláveis de mobilidade sustentável no nosso país e em toda a América Latina”, afirmou Ariel Katz, gerente sênior de meio ambiente do Mercado Livre. (Estradão/Thiago Vinholes)